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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de materiais de revestimento asfáltico com base no custo e desempenho em pavimentos rodoviários
Autor(es): Morais, William Matheus Ferreira de
Orientador(a): Cardoso, Marcus Hugo Sant'Anna
Coorientador: Donato, Marina
Membro da Banca: Cardoso, Marcus Hugo Sant'Anna
Membro da Banca: Silva, Matheus Francisco da
Membro da Banca: Gouveia, Bruno Guida
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo avaliar diferentes alternativas de materiais utilizados na camada de revestimento asfáltico de pavimentos rodoviários, sob a ótica do desempenho técnico e dos seus respectivos custos. Para isso, adotou-se o método de dimensionamento mecanístico-empírico, por meio do software MeDiNa, desenvolvido pelo DNIT. A metodologia compreendeu quatro etapas principais: definição dos materiais das camadas do pavimento (subleito, sub-base, base e revestimento), caracterização mecânica dos materiais, dimensionamento das espessuras com base nos critérios de desempenho do MeDiNa e elaboração do orçamento conforme dados do SICRO e ANP. Foram simulados dois cenários com materiais idênticos nas camadas inferiores e variação no tipo de ligante asfáltico da camada de revestimento: CAP 50/70 e CAP 30/45. Os resultados indicaram que o CAP 30/45 apresentou maior espessura (12,5 cm) e melhor desempenho técnico, sendo mais indicado para regiões com tráfego pesado e temperaturas elevadas, porém com custo total por quilômetro significativamente maior (R$ 892.673,39). Já o CAP 50/70 apresentou espessura menor (9,5 cm) e custo reduzido (R$ 700.653,82), sendo mais adequado a vias urbanas ou de tráfego moderado. Conclui-se que a escolha do tipo de revestimento deve considerar, além do desempenho mecânico, a viabilidade econômica e o ciclo de vida da infraestrutura. O estudo reforça a importância da adoção de métodos de dimensionamento mais precisos, como o MeDiNa, na busca por soluções mais eficientes e duráveis para a pavimentação rodoviária no Brasil.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims to evaluate different material alternatives used in the asphalt surface layer of highway pavements, considering both technical performance and construction costs. To achieve this, the mechanistic-empirical design method was adopted through the MeDiNa software, developed by the Brazilian National Department of Transport Infrastructure (DNIT). The methodology comprised four main steps: definition of pavement layer materials (subgrade, subbase, base, and surface), mechanical characterization of the materials, thickness design based on MeDiNa performance criteria, and cost estimation using data from SICRO and ANP. Two scenarios were simulated with identical materials in the lower layers and variation in the type of asphalt binder used in the surface layer: CAP 50/70 and CAP 30/45. The results showed that CAP 30/45 required a greater thickness (12.5 cm) and exhibited better technical performance, making it more suitable for regions with heavy traffic and high temperatures, although it resulted in a significantly higher total cost per kilometer (R$ 892,673.39). In contrast, CAP 50/70 required a thinner layer (9.5 cm) and had a lower cost (R$ 700,653.82), making it more appropriate for urban roads or those with moderate traffic. The study concludes that the selection of surface layer material should consider not only mechanical performance but also economic feasibility and infrastructure lifecycle. This research underscores the importance of adopting more accurate pavement design methods, such as MeDiNa, in the pursuit of more efficient and durable road paving solutions in Brazil.
Palavra-chave: Pavimento asfáltico
Materiais da camada de revestimento
Dimensionamento mecanístico-empírico
MeDiNa
Custo de construção
Análise de desempenho
Palavra-chave em lingua estrangeira: Asphalt pavement
Surface layer materials
Mechanistic-empirical design
MeDiNa
Construction cost
Performance analysis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: MORAIS, William Matheus Ferreira de. Análise de materiais de revestimento asfáltico com base no custo e desempenho em pavimentos rodoviários. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4737
Data defesa documento: 13-May-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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