Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoeller, Micaelle-
dc.date.accessioned2025-06-23T16:44:54Z-
dc.date.available2025-05-24-
dc.date.available2025-06-23T16:44:54Z-
dc.date.issued2025-05-06-
dc.identifier.citationMOELLER, Micaelle. O ensino de biologia e a BNCC em uma Escola Federal de Mato Grosso: professores/as estão preparados/as a cultura digital? 2025.48 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4757-
dc.description.abstractBrazilian education has undergone profound reforms with the approval and creation of the Common National Curriculum Base (BNCC), directly impacting the work of teachers. The BNCC emphasizes the importance of digital culture in the teaching process, proposing the meaningful integration of Information and Communication Technologies (ICTs). However, an essential question arises: are Biology teachers prepared for this digital transformation in education? Thus, this study aimed to analyze whether Biology teachers are prepared to integrate ICTs into teaching, according to the guidelines established by the BNCC. To achieve this objective, semi-structured questionnaires were applied to Biology teachers at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Mato Grosso (IFMT), Barra do Garças campus. The results show that, although they recognize the relevance of digital culture, teachers face significant challenges, such as a lack of technological infrastructure, absence of institutional support policies, and insufficient continuing education. It was also found that teaching practices often do not align with the BNCC guidelines, revealing a gap between the prescribed and implemented curriculum. The critical analysis suggests the need for more effective public policies that combine investment in infrastructure, reflective teacher training, and strategies for pedagogical innovation. It is concluded that consolidating digital culture in Biology education depends on overcoming structural obstacles and valuing teachers as agents of educational transformation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by nilva pereira (nilva.silva@ufmt.br) on 2025-06-23T16:38:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Micaelle Moeller.pdf: 603767 bytes, checksum: 29d96828c3aae1fd295c977d0a72e680 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-06-23T16:44:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Micaelle Moeller.pdf: 603767 bytes, checksum: 29d96828c3aae1fd295c977d0a72e680 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-23T16:44:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Micaelle Moeller.pdf: 603767 bytes, checksum: 29d96828c3aae1fd295c977d0a72e680 (MD5) Previous issue date: 2025-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de biologia e a BNCC em uma Escola Federal de Mato Grosso: professores/as estão preparados/as a cultura digital?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.contributor.referee1Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee3Abril, Vanessa Veltrini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948329032282561pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0622446893641665pt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira tem passado por profundas reformulações com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afetando diretamente o trabalho do docente. A BNCC enfatiza a importância da cultura digital no processo de ensino, propondo a inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) de maneira significativa. Contudo, surge um questionamento essencial: os/as professores/as estão preparados/as para essa transformação digital no ensino de Biologia? Assim, este trabalho teve como objetivo analisar se os/as professores/as de Biologia estão preparados/as para integrar as TDICs ao ensino, conforme as orientações da BNCC. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos questionário semiestruturado aplicado aos/as professores/as de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Barra do Garças-MT. Os resultados evidenciam que, apesar de reconhecerem a relevância da cultura digital, os/as professores/as enfrentam desafios significativos, como a falta de infraestrutura tecnológica, ausência de políticas institucionais de suporte e carência de formação continuada. Constatou-se, ainda, que a prática docente muitas vezes não acompanha as diretrizes da BNCC, refletindo uma lacuna entre o currículo prescrito e o realizado. A análise crítica sugere a necessidade de políticas públicas mais eficazes, que articulem investimento em infraestrutura, formação docente reflexiva e estratégias de inovação pedagógica. Conclui-se que a consolidação da cultura digital no ensino de Biologia depende da superação de obstáculos estruturais e da valorização do/a professor/a como agente de transformação educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordTecnologias Digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordInovação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordDocência no ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas Públicas em Educaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Digital Information and Communication Technologiespt_BR
dc.subject.keyword2High School Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical Innovationpt_BR
dc.subject.keyword2Educational Technologypt_BR
dc.subject.keyword2Public Education Policies.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Micaelle Moeller.pdf589.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.