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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4757
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de biologia e a BNCC em uma Escola Federal de Mato Grosso: professores/as estão preparados/as a cultura digital? |
Autor(es): | Moeller, Micaelle |
Orientador(a): | Pignati, Marina Teófilo |
Membro da Banca: | Pignati, Marina Teófilo |
Membro da Banca: | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Abril, Vanessa Veltrini |
Resumo : | A educação brasileira tem passado por profundas reformulações com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afetando diretamente o trabalho do docente. A BNCC enfatiza a importância da cultura digital no processo de ensino, propondo a inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) de maneira significativa. Contudo, surge um questionamento essencial: os/as professores/as estão preparados/as para essa transformação digital no ensino de Biologia? Assim, este trabalho teve como objetivo analisar se os/as professores/as de Biologia estão preparados/as para integrar as TDICs ao ensino, conforme as orientações da BNCC. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos questionário semiestruturado aplicado aos/as professores/as de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Barra do Garças-MT. Os resultados evidenciam que, apesar de reconhecerem a relevância da cultura digital, os/as professores/as enfrentam desafios significativos, como a falta de infraestrutura tecnológica, ausência de políticas institucionais de suporte e carência de formação continuada. Constatou-se, ainda, que a prática docente muitas vezes não acompanha as diretrizes da BNCC, refletindo uma lacuna entre o currículo prescrito e o realizado. A análise crítica sugere a necessidade de políticas públicas mais eficazes, que articulem investimento em infraestrutura, formação docente reflexiva e estratégias de inovação pedagógica. Conclui-se que a consolidação da cultura digital no ensino de Biologia depende da superação de obstáculos estruturais e da valorização do/a professor/a como agente de transformação educacional. |
Resumo em lingua estrangeira: | Brazilian education has undergone profound reforms with the approval and creation of the Common National Curriculum Base (BNCC), directly impacting the work of teachers. The BNCC emphasizes the importance of digital culture in the teaching process, proposing the meaningful integration of Information and Communication Technologies (ICTs). However, an essential question arises: are Biology teachers prepared for this digital transformation in education? Thus, this study aimed to analyze whether Biology teachers are prepared to integrate ICTs into teaching, according to the guidelines established by the BNCC. To achieve this objective, semi-structured questionnaires were applied to Biology teachers at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Mato Grosso (IFMT), Barra do Garças campus. The results show that, although they recognize the relevance of digital culture, teachers face significant challenges, such as a lack of technological infrastructure, absence of institutional support policies, and insufficient continuing education. It was also found that teaching practices often do not align with the BNCC guidelines, revealing a gap between the prescribed and implemented curriculum. The critical analysis suggests the need for more effective public policies that combine investment in infrastructure, reflective teacher training, and strategies for pedagogical innovation. It is concluded that consolidating digital culture in Biology education depends on overcoming structural obstacles and valuing teachers as agents of educational transformation. |
Palavra-chave: | Tecnologias Digitais da informação e comunicação Inovação pedagógica Docência no ensino médio Tecnologia educacional Políticas Públicas em Educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Digital Information and Communication Technologies High School Teaching Pedagogical Innovation Educational Technology Public Education Policies. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | MOELLER, Micaelle. O ensino de biologia e a BNCC em uma Escola Federal de Mato Grosso: professores/as estão preparados/as a cultura digital? 2025.48 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4757 |
Data defesa documento: | 6-May-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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