Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandes, Carina Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-07-01T21:47:22Z-
dc.date.available2024-04-09-
dc.date.available2025-07-01T21:47:22Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationBRANDES, Carina A contabilidade e a influência das mídias sociais: os influenciadores digitais interferem no processo de aprendizagem?. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4766-
dc.description.abstractTechnological advances, social media and the emergence of digital influencers have significantly changed the accounting area and people's daily lives, especially the younger population, known as digital natives. Digital influencers offer a wide variety of educational content and different interaction formats such as videos, blogs and posts on social networks, changing the way in which users assimilate information. Faced with this scenario, this study sought to analyze students' perception in relation to digital influencers' speeches on accounting issues and the level of trust they attribute. Seven theoretical hypotheses were proposed, analyzed by two regression models and a test of difference between means, based on the response of 184 students enrolled in Accounting and Administration courses at the Federal University of Mato Grosso. Participants were randomly divided into those who only had access to the standard's concepts and those who additionally watched a video containing statements from a digital influencer about accounting issues. The study shows that participants who watched the video were more likely to agree with the influencer's statements and that although the concepts of the norm and influencer were not in full compliance, they attributed significant confidence that both affirmed the same concepts. There is research studying influencers in the financial market, and it is important to delve deeper into the subject in different areas. This study contributes to the advancement of the topic by addressing the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-15T21:25:38Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Carina Gonçalves Brandes.pdf: 621337 bytes, checksum: 1060c55e7b11523d5f658f0ec6c8537c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-01T21:47:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Carina Gonçalves Brandes.pdf: 621337 bytes, checksum: 1060c55e7b11523d5f658f0ec6c8537c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-01T21:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Carina Gonçalves Brandes.pdf: 621337 bytes, checksum: 1060c55e7b11523d5f658f0ec6c8537c (MD5) Previous issue date: 2024-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA contabilidade e a influência das mídias sociais : os influenciadores digitais interferem no processo de aprendizagem?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lyss Paula de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8558574003427129pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lyss Paula de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8558574003427129pt_BR
dc.contributor.referee2Dani, Andréia Carpes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1178450971204407pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Benedito Albuquerque da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860598421047745pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7504838942543954pt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos, as mídias sociais e o surgimento dos influenciadores digitais alteraram significativamente a área contábil e o cotidiano das pessoas, em especial a população mais jovem, conhecidos como nativos digitais. Os influenciadores digitais oferecem uma grande variedade de conteúdos educacionais e diferentes formatos de interação como vídeos, blogs e posts em redes sociais, modificando a forma pela qual os usuários assimilam as informações. Frente a esse cenário, esse estudo buscou analisar a percepção dos estudantes em relação aos discursos dos influenciadores digitais sobre assuntos de contabilidade e o nível de confiança por eles atribuídas. Foram propostas sete hipóteses teóricas analisadas por dois modelos de regressão e teste de diferença entre médias, a partir da resposta de 184 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Mato Grosso. Os participantes foram divididos aleatoriamente entre os que tinham apenas acesso aos conceitos da norma e os que adicionalmente assistiram a um vídeo contendo afirmações de uma influenciadora digital acerca de assuntos contábeis. O estudo mostra que os participantes que assitiram ao vídeo foram mais suscetíveis a concordar com as afirmações da influenciadora e que embora os conceitos da norma e influenciadora não estarem em plena conformidade, atribuíram confiança significativa de que ambas afirmaram os mesmos conceitos. Existem pesquisas que estão estudando os influenciadores no mercado financeiro, sendo importante o aprofundamento do assunto por diferentes áreas, este estudo contribui com o avanço do tema abordando o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordMídias sociaispt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subject.keywordAvanços tecnológicospt_BR
dc.subject.keywordProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subject.keyword2Social mediapt_BR
dc.subject.keyword2Digital influencerspt_BR
dc.subject.keyword2Technological advancespt_BR
dc.subject.keyword2Learning processpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Carina Gonçalves Brandes.pdf606.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.