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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4766
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contabilidade e a influência das mídias sociais : os influenciadores digitais interferem no processo de aprendizagem? |
Autor(es): | Brandes, Carina Gonçalves |
Orientador(a): | Oliveira, Lyss Paula de |
Membro da Banca: | Oliveira, Lyss Paula de |
Membro da Banca: | Dani, Andréia Carpes |
Membro da Banca: | Silva, Benedito Albuquerque da |
Resumo : | Os avanços tecnológicos, as mídias sociais e o surgimento dos influenciadores digitais alteraram significativamente a área contábil e o cotidiano das pessoas, em especial a população mais jovem, conhecidos como nativos digitais. Os influenciadores digitais oferecem uma grande variedade de conteúdos educacionais e diferentes formatos de interação como vídeos, blogs e posts em redes sociais, modificando a forma pela qual os usuários assimilam as informações. Frente a esse cenário, esse estudo buscou analisar a percepção dos estudantes em relação aos discursos dos influenciadores digitais sobre assuntos de contabilidade e o nível de confiança por eles atribuídas. Foram propostas sete hipóteses teóricas analisadas por dois modelos de regressão e teste de diferença entre médias, a partir da resposta de 184 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Federal de Mato Grosso. Os participantes foram divididos aleatoriamente entre os que tinham apenas acesso aos conceitos da norma e os que adicionalmente assistiram a um vídeo contendo afirmações de uma influenciadora digital acerca de assuntos contábeis. O estudo mostra que os participantes que assitiram ao vídeo foram mais suscetíveis a concordar com as afirmações da influenciadora e que embora os conceitos da norma e influenciadora não estarem em plena conformidade, atribuíram confiança significativa de que ambas afirmaram os mesmos conceitos. Existem pesquisas que estão estudando os influenciadores no mercado financeiro, sendo importante o aprofundamento do assunto por diferentes áreas, este estudo contribui com o avanço do tema abordando o processo de aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | Technological advances, social media and the emergence of digital influencers have significantly changed the accounting area and people's daily lives, especially the younger population, known as digital natives. Digital influencers offer a wide variety of educational content and different interaction formats such as videos, blogs and posts on social networks, changing the way in which users assimilate information. Faced with this scenario, this study sought to analyze students' perception in relation to digital influencers' speeches on accounting issues and the level of trust they attribute. Seven theoretical hypotheses were proposed, analyzed by two regression models and a test of difference between means, based on the response of 184 students enrolled in Accounting and Administration courses at the Federal University of Mato Grosso. Participants were randomly divided into those who only had access to the standard's concepts and those who additionally watched a video containing statements from a digital influencer about accounting issues. The study shows that participants who watched the video were more likely to agree with the influencer's statements and that although the concepts of the norm and influencer were not in full compliance, they attributed significant confidence that both affirmed the same concepts. There is research studying influencers in the financial market, and it is important to delve deeper into the subject in different areas. This study contributes to the advancement of the topic by addressing the learning process. |
Palavra-chave: | Mídias sociais Influenciadores digitais Avanços tecnológicos Processo de aprendizagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Social media Digital influencers Technological advances Learning process |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Ciências Contábeis - CUC |
Referência: | BRANDES, Carina A contabilidade e a influência das mídias sociais: os influenciadores digitais interferem no processo de aprendizagem?. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4766 |
Data defesa documento: | 25-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Contábeis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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