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dc.creatorTakakura, Diogo Yasuo-
dc.date.accessioned2025-07-02T18:19:12Z-
dc.date.available2024-04-03-
dc.date.available2025-07-02T18:19:12Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationTAKAKURA, Diogo Yasuo. Custos de frete na cadeia do milho e da soja em Mato Grosso: razão ótima e efetividade de cross hedge com derivativos no mercado futuro. 2024. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4770-
dc.description.abstractThe objective of this study was to estimate the optimal ratio and effectiveness of the cross hedge between the grain freight and diesel fuel spot prices with the WTI and Brent Oil Futures quotations. The research has a descriptive characteristic with a quantitative approach to the data, using simple linear regression via Ordinary Least Squares method to calculate the regressive estimators. Was used the weekly price series of grain freight prices provided by the Mato Grosso Institute of Agricultural Economics, the weekly price series of S10 diesel oil provided by the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP), and the daily prices series of oil derivatives provided by the U.S. Energy Information Administration (EIA), for the period 2020 to 2023. For the freight price protection using the WTI and Brent Oil derivatives, the optimal hedge ratio were obtained, respectively, of 0.4373 and 0.4240 barrel for each ton of grain, and an effectiveness, respectively, of 0.2626 and 0.2912. For the mitigation of fuel price risks using the WTI and Brent oil derivatives, the optimal hedge ratio were obtained, respectively, of 0.0101 and 0.0097 barrel for each liter of fuel, and a hedge effectiveness of 0.7997 and 0.8236, respectively. The residual scatter plots indicated heterocedasticity in the linear regression, suggesting the need for additional variables to explain the behavior of grain freight and diesel fuel prices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-15T22:47:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Diogo Yasuo Takakura.pdf: 2743236 bytes, checksum: a064c2277af872aa1d97dfc78b020d20 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-02T18:19:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Diogo Yasuo Takakura.pdf: 2743236 bytes, checksum: a064c2277af872aa1d97dfc78b020d20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T18:19:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Diogo Yasuo Takakura.pdf: 2743236 bytes, checksum: a064c2277af872aa1d97dfc78b020d20 (MD5) Previous issue date: 2024-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCustos de frete na cadeia do milho e da soja em Mato Grosso : razão ótima e efetividade de cross hedge com derivativos no mercado futuropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nakao, Aldo Nobuyuki-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860406342492579pt_BR
dc.contributor.referee1Nakao, Aldo Nobuyuki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860406342492579pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lyss Paula de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8558574003427129pt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, Jonas da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677440734782567pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5413129122557867pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi estimar a razão ótima e efetividade do cross hedge entre as cotações à vista do frete de grãos e do combustível óleo diesel com os contratos futuros Petróleo WTI e Brent. A pesquisa tem característica descritiva com abordagem quantitativa dos dados, utilizando-se a regressão linear simples pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários para calcular os estimadores regressivos. Foram utilizados as séries de preços semanais do frete de grãos disponibilizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), dos preços semanais do óleo diesel S10 disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e as cotações dos derivativos de petróleo disponibilizados pela U. S. Energy Information Administration (EIA), para o período de 2020 a 2023. Para a proteção do preço do frete por meio dos derivativos de Petróleo WTI e Brent, foram obtidas as razões ótimas de hedge, respectivamente, de 0,4373 e 0,4240 barril para cada tonelada de grãos, e efetividades, respectivamente, de 0,2626 e 0,2912. Já para a mitigação de riscos de preço do combustível por meio dos derivativos de Petróleo WTI e Brent, foram obtidas as razões ótimas de hedge, respectivamente, de 0,0101 e 0,0097 barril para cada litro de combustível, e efetividades do hedge de 0,7997 e 0,8236, respectivamente. Os gráficos de dispersão dos resíduos indicaram a heterocedasticidade da regressão linear, indicando a necessidade de adição de variáveis para explicar o comportamento dos preços do frete de grãos e do combustível óleo diesel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciopt_BR
dc.subject.keywordCusto de fretept_BR
dc.subject.keywordCross hedgept_BR
dc.subject.keyword2Agribusinesspt_BR
dc.subject.keyword2Freight costpt_BR
dc.subject.keyword2Cross hedgept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

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