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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Custos de frete na cadeia do milho e da soja em Mato Grosso : razão ótima e efetividade de cross hedge com derivativos no mercado futuro
Autor(es): Takakura, Diogo Yasuo
Orientador(a): Nakao, Aldo Nobuyuki
Membro da Banca: Nakao, Aldo Nobuyuki
Membro da Banca: Oliveira, Lyss Paula de
Membro da Banca: Cruz, Jonas da Costa
Resumo : O objetivo deste estudo foi estimar a razão ótima e efetividade do cross hedge entre as cotações à vista do frete de grãos e do combustível óleo diesel com os contratos futuros Petróleo WTI e Brent. A pesquisa tem característica descritiva com abordagem quantitativa dos dados, utilizando-se a regressão linear simples pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários para calcular os estimadores regressivos. Foram utilizados as séries de preços semanais do frete de grãos disponibilizados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), dos preços semanais do óleo diesel S10 disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e as cotações dos derivativos de petróleo disponibilizados pela U. S. Energy Information Administration (EIA), para o período de 2020 a 2023. Para a proteção do preço do frete por meio dos derivativos de Petróleo WTI e Brent, foram obtidas as razões ótimas de hedge, respectivamente, de 0,4373 e 0,4240 barril para cada tonelada de grãos, e efetividades, respectivamente, de 0,2626 e 0,2912. Já para a mitigação de riscos de preço do combustível por meio dos derivativos de Petróleo WTI e Brent, foram obtidas as razões ótimas de hedge, respectivamente, de 0,0101 e 0,0097 barril para cada litro de combustível, e efetividades do hedge de 0,7997 e 0,8236, respectivamente. Os gráficos de dispersão dos resíduos indicaram a heterocedasticidade da regressão linear, indicando a necessidade de adição de variáveis para explicar o comportamento dos preços do frete de grãos e do combustível óleo diesel.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of this study was to estimate the optimal ratio and effectiveness of the cross hedge between the grain freight and diesel fuel spot prices with the WTI and Brent Oil Futures quotations. The research has a descriptive characteristic with a quantitative approach to the data, using simple linear regression via Ordinary Least Squares method to calculate the regressive estimators. Was used the weekly price series of grain freight prices provided by the Mato Grosso Institute of Agricultural Economics, the weekly price series of S10 diesel oil provided by the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP), and the daily prices series of oil derivatives provided by the U.S. Energy Information Administration (EIA), for the period 2020 to 2023. For the freight price protection using the WTI and Brent Oil derivatives, the optimal hedge ratio were obtained, respectively, of 0.4373 and 0.4240 barrel for each ton of grain, and an effectiveness, respectively, of 0.2626 and 0.2912. For the mitigation of fuel price risks using the WTI and Brent oil derivatives, the optimal hedge ratio were obtained, respectively, of 0.0101 and 0.0097 barrel for each liter of fuel, and a hedge effectiveness of 0.7997 and 0.8236, respectively. The residual scatter plots indicated heterocedasticity in the linear regression, suggesting the need for additional variables to explain the behavior of grain freight and diesel fuel prices.
Palavra-chave: Agronegócio
Custo de frete
Cross hedge
Palavra-chave em lingua estrangeira: Agribusiness
Freight cost
Cross hedge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: TAKAKURA, Diogo Yasuo. Custos de frete na cadeia do milho e da soja em Mato Grosso: razão ótima e efetividade de cross hedge com derivativos no mercado futuro. 2024. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4770
Data defesa documento: 20-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

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