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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4781
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Composição química dos alimentos: concepções de estudantes que denotam aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa |
Autor(es): | Oliveira, Suiany Linhares de |
Orientador(a): | Mueller, Eduardo Ribeiro |
Membro da Banca: | Mueller, Eduardo Ribeiro |
Membro da Banca: | Ribeiro, Letícia Vanin |
Membro da Banca: | Silva, Carivaldo Almeida da |
Resumo : | Este trabalho investigou concepções de estudantes do ensino médio sobre a composição química dos alimentos, buscando identificar indícios de aprendizagem mecânica ou significativa segundo a teoria de David Ausubel. Com base em um diagnóstico inicial aplicado a professores e alunos, identificaram-se lacunas no entendimento de conceitos químicos presentes na alimentação cotidiana. Foi então desenvolvida uma oficina temática com práticas experimentais e atividades contextualizadas, realizadas ao longo de uma semana, com foco em nutrientes, leitura de rótulos, IMC, aditivos alimentares e reações químicas relacionadas aos alimentos. A análise das avaliações diagnóstica e final evidenciou uma evolução positiva na compreensão dos conteúdos, com vários indícios de ancoragem de novos conhecimentos a subsunçores existentes. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e interpretativa, promovendo o protagonismo estudantil por meio de experimentação, diálogo e aplicação prática do conhecimento. Os resultados apontam que atividades contextualizadas e interativas favorecem a aprendizagem significativa e podem ser uma alternativa eficaz ao ensino tradicional de Química, especialmente quando articuladas com temas do cotidiano, como a alimentação. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study investigated high school students’ conceptions about the chemical composition of food, aiming to identify signs of rote or meaningful learning based on David Ausubel’s theory. An initial diagnostic assessment applied to teachers and students revealed gaps in understanding chemical concepts related to everyday food. A thematic workshop was then conducted, including experimental and contextualized activities over one week, focusing on nutrients, food labels, BMI, food additives, and chemical reactions in food. Analysis of preand post-assessments showed positive evolution in content understanding, with several signs of meaningful learning through anchoring new knowledge to prior concepts. The research used a qualitative and interpretative approach, encouraging student protagonism through experimentation, dialogue, and practical application of knowledge. Results indicate that contextual and interactive activities support meaningful learning and can serve as an effective alternative to traditional Chemistry teaching, especially when connected to familiar topics such as food. |
Palavra-chave: | composição química dos alimentos aprendizagem significativa aprendizagem mecânica oficina temática ensino de química |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemical composition of food Meaningful learning Rote learning Thematic workshop Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Química - CUA |
Referência: | OLIVEIRA, Suiany Linhares de. Composição química dos alimentos: concepções de estudantes que denotam aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4781 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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