Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4782
Tipo documento: Artigo
Título: Análise da unidade temática de lutas nos currículos de ensino da região centro oeste
Autor(es): Oliveira, Yuri Patrícia Tsutsui de
Orientador(a): Silva, Carolina Solon da
Membro da Banca: Silva, Carolina Solon da
Membro da Banca: Assis, Rodrigo Amancio de
Membro da Banca: Silva, Laís Cristina Barbosa
Resumo : As lutas desempenham um papel importante nas aulas de educação física, proporcionando uma ampla gama de benefícios aos alunos. Além de melhorar os aspectos físicos, elas promovem valores fundamentais, conhecimentos históricos, e habilidades emocionais. O presente artigo tem como objetivo analisar de forma documental a presença da unidade temática de lutas nos currículos das redes públicas de ensino fundamental da região Centro Oeste do Brasil, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Discutir os resultados encontrados e expor a forma como são abordados essa temática.
Resumo em lingua estrangeira: Fights play an important role in physical education classes, providing a wide range of benefits to students. In addition to improving physical aspects, they promote core values, historical knowledge, and emotional skills. This article aims to documentally analyze the presence of the thematic unit of struggles in the curricula of public elementary schools in the Midwest region of Brazil, based on the National Common Curricular Base (BNCC). Discuss the results found and expose the way in which this theme is approached.
Palavra-chave: unidade temática
lutas
ensino
escola
Palavra-chave em lingua estrangeira: thematic unit
struggles
teaching
school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: OLIVEIRA, Yuri Patrícia Tsutsui de. Análise da unidade temática de lutas nos currículos de ensino da região centro oeste. 2023. 35 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4782
Data defesa documento: 25-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Yuri Patrícia Tsutsui de Oliveira.pdf.pdf803.69 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.