Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBruno, Jolismar Gonçalo Bispo-
dc.date.accessioned2025-07-04T14:04:35Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2025-07-04T14:04:35Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationBRUNO, Jolismar Gonçalo Bispo. Grande reportagem audiovisual sobre o lambadão: o gênero popular como música pop e a nova forma de produção. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4792-
dc.description.abstractThis descriptive memorial of course completion work presents the structure of a large audiovisual report on lambadão, from the perspective of rhythm as pop musicality and addressing the new form of production of this musical rhythm, which are re-recordings. Furthermore, this work also presents the participation of women in other roles in lambadão and not only as dancers, but also as vocalists, composers and instrumentalists, gaining greater prominence in a recognized male genre. The work consists of a theoretical part where lambadão was presented as a popular rhythm, the concepts of pop music and the relationship with lambadão, the concept of re-recordings in addition to the concepts of cultural journalism and major reporting. In the practical part, the work consisted of carrying out personal interviews with sources and external records of passages. In the end, we concluded that lambadão needed to adapt to the new generation that is different from the past when the rhythm emerged and in this adaptation, the subgenre emerged, lambadinha, which has the vast majority of re-recorded songs. But, despite these transformations, including the presence of women singing and playing the rhythm, lambadão has not lost its popularity and remains the main popular music in Mato Grosso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-20T14:56:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf: 8005946 bytes, checksum: 34ae817adf158169f199b685e38cf8e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-07-04T14:04:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf: 8005946 bytes, checksum: 34ae817adf158169f199b685e38cf8e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-04T14:04:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf: 8005946 bytes, checksum: 34ae817adf158169f199b685e38cf8e4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGrande reportagem audiovisual sobre o lambadão : o gênero popular como música pop e a nova forma de produçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Nealla Valentim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174286634881540pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Nealla Valentim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174286634881540pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9455925239582976pt_BR
dc.description.resumoEste memorial descritivo de trabalho de conclusão de curso apresenta a estrutura de uma grande reportagem audiovisual sobre o lambadão, compreendendo o ritmo enquanto musicalidade pop e abordando a nova forma de produção, que são as regravações. Além disso, apresenta-se neste trabalho a participação das mulheres em outras funções no lambadão para além de bailarinas, tais como: vocalistas, compositoras e instrumentistas. Resultando, desse modo, num maior destaque para essa parcela num gênero reconhecidamente masculino. O trabalho é estruturado da seguinte forma: parte teórica, que apresenta o lambadão como ritmo popular; os conceitos de música pop e a relação com o lambadão; conceito das regravações; além de compreensões acerca do jornalismo cultural e da grande reportagem. Já na parte prática, o trabalho consistiu na realização de entrevistas presenciais com as fontes e gravações externas de passagens. Ao fim, concluímos que o lambadão precisou se adaptar à nova geração que é diferente da passada quando surgiu o ritmo e nessa adaptação, resultando num subgênero, lambadinha, que é constituído, em sua grande maioria, por músicas regravadas. Apesar dessas transformações, incluindo também a presença de mulheres cantando e tocando o ritmo, o lambadão não perdeu a popularidade e se mantém como principal música popular mato-grossense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programJornalismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.subject.keywordLambadãopt_BR
dc.subject.keywordGrande reportagem audiovisualpt_BR
dc.subject.keywordTelejornalismopt_BR
dc.subject.keywordRegravaçõespt_BR
dc.subject.keywordMulheres no lambadãopt_BR
dc.subject.keyword2Lambadãopt_BR
dc.subject.keyword2Great audiovisual reportpt_BR
dc.subject.keyword2Television journalismpt_BR
dc.subject.keyword2Re-recordingspt_BR
dc.subject.keyword2Women in lambadãopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf7.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.