Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4792
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bruno, Jolismar Gonçalo Bispo | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T14:04:35Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17 | - |
dc.date.available | 2025-07-04T14:04:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | BRUNO, Jolismar Gonçalo Bispo. Grande reportagem audiovisual sobre o lambadão: o gênero popular como música pop e a nova forma de produção. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4792 | - |
dc.description.abstract | This descriptive memorial of course completion work presents the structure of a large audiovisual report on lambadão, from the perspective of rhythm as pop musicality and addressing the new form of production of this musical rhythm, which are re-recordings. Furthermore, this work also presents the participation of women in other roles in lambadão and not only as dancers, but also as vocalists, composers and instrumentalists, gaining greater prominence in a recognized male genre. The work consists of a theoretical part where lambadão was presented as a popular rhythm, the concepts of pop music and the relationship with lambadão, the concept of re-recordings in addition to the concepts of cultural journalism and major reporting. In the practical part, the work consisted of carrying out personal interviews with sources and external records of passages. In the end, we concluded that lambadão needed to adapt to the new generation that is different from the past when the rhythm emerged and in this adaptation, the subgenre emerged, lambadinha, which has the vast majority of re-recorded songs. But, despite these transformations, including the presence of women singing and playing the rhythm, lambadão has not lost its popularity and remains the main popular music in Mato Grosso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-20T14:56:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf: 8005946 bytes, checksum: 34ae817adf158169f199b685e38cf8e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-07-04T14:04:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf: 8005946 bytes, checksum: 34ae817adf158169f199b685e38cf8e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-04T14:04:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf: 8005946 bytes, checksum: 34ae817adf158169f199b685e38cf8e4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Grande reportagem audiovisual sobre o lambadão : o gênero popular como música pop e a nova forma de produção | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Nealla Valentim | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7174286634881540 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Nealla Valentim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7174286634881540 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9455925239582976 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este memorial descritivo de trabalho de conclusão de curso apresenta a estrutura de uma grande reportagem audiovisual sobre o lambadão, compreendendo o ritmo enquanto musicalidade pop e abordando a nova forma de produção, que são as regravações. Além disso, apresenta-se neste trabalho a participação das mulheres em outras funções no lambadão para além de bailarinas, tais como: vocalistas, compositoras e instrumentistas. Resultando, desse modo, num maior destaque para essa parcela num gênero reconhecidamente masculino. O trabalho é estruturado da seguinte forma: parte teórica, que apresenta o lambadão como ritmo popular; os conceitos de música pop e a relação com o lambadão; conceito das regravações; além de compreensões acerca do jornalismo cultural e da grande reportagem. Já na parte prática, o trabalho consistiu na realização de entrevistas presenciais com as fontes e gravações externas de passagens. Ao fim, concluímos que o lambadão precisou se adaptar à nova geração que é diferente da passada quando surgiu o ritmo e nessa adaptação, resultando num subgênero, lambadinha, que é constituído, em sua grande maioria, por músicas regravadas. Apesar dessas transformações, incluindo também a presença de mulheres cantando e tocando o ritmo, o lambadão não perdeu a popularidade e se mantém como principal música popular mato-grossense. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Jornalismo - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lambadão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grande reportagem audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Telejornalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regravações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres no lambadão | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Lambadão | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Great audiovisual report | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Television journalism | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Re-recordings | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Women in lambadão | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Comunicação Social - Jornalismo |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Jolismar Gonçalo Bispo Bruno.pdf | 7.82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.