Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4807
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MT-Raízes : uma crítica à romantização do agronegócio e ao mito da autossuficiência alimentar mato-grossense
Autor(es): Silva, Andrelina Braz da
Orientador(a): Coêlho, Tamires Ferreira
Membro da Banca: Coêlho, Tamires Ferreira
Resumo : Os hábitos alimentares contemporâneos são resultados do processo que perpassa desde técnicas de modernização no campo até estratégias de transporte de alimentos, algo visível na expansão do agronegócio, especialmente em Mato Grosso. Levando em consideração que as estratégias produtivas em uma localidade afetam diretamente a organização, o abastecimento e o consumo de alimentos em comunidades, o projeto MT-Raízes busca abordar o tema da autossuficiência alimentar mato-grossense, isto é, a influência das técnicas agrícolas na capacidade de produzir alimentos suficientes para o abastecimento local e regional. O MT-Raízes é composto por um podcast hospedado na rede social Spotify e um perfil no Instagram. As produções abordam por meio de áudios e conteúdos visuais, respectivamente, as técnicas presentes nas agriculturas familiar, agroecológica e regenerativa, bem como a sua relação nos hábitos de consumo nas microrregiões do Parecis e da Baixada Cuiabana. Para a construção do conteúdo jornalístico, técnicas de produção transmidiática apresentam olhares diferentes sobre a mesma temática e utilizam as potencialidades de cada rede social utilizada. O podcast apresenta entrevistas com especialistas e produtores rurais para oferecer uma visão mais crítica e diferenciada das estratégias produtivas em Mato Grosso, já o Instagram propõe discussões acerca da distribuição e do consumo local de alimentos em Cuiabá. Nesta perspectiva, os conteúdos jornalísticos se adaptam aos dispositivos móveis concomitantemente com o fenômeno plataformização do jornalismo, já que, ao vincular as produções às grandes empresas de redes sociais, podem sofrer restrições devido às lógicas específicas de distribuição de cada plataforma. Manter o alcance das publicações, bem como o engajamento, foi um dos desafios no Instagram. Durante o processo de publicação, foi observável que os materiais que apresentavam o maior alcance foram justamente aqueles que conectavam o conteúdo à sua aplicação no dia a dia.
Resumo em lingua estrangeira: Contemporary eating habits are the result of a process that ranges from modernization techniques in the field to food transportation strategies, something visible in the expansion of agribusiness, especially in Mato Grosso. Taking into account that production strategies in a locality directly affect the organization, supply and consumption of food in communities, the MT-Raízes project seeks to address the issue of food self-sufficiency in Mato Grosso, that is, the influence of agricultural techniques on the ability to produce enough food for local and regional supply. MT-Raízes consists of a podcast hosted on the social network Spotify and a profile on Instagram. The productions address through audios and visual content, respectively, the techniques present in family, agroecological and regenerative agriculture, as well as their relationship in consumption habits in the micro-regions of Parecis and Baixada Cuiabana. For the construction of journalistic content, transmedia production techniques present different views on the same theme and use the potentialities of each social network used. The podcast features interviews with experts and rural producers to offer a more critical and differentiated view of production strategies in Mato Grosso, while Instagram proposes discussions about the distribution and local consumption of food in Cuiabá. From this perspective, journalistic content adapts to mobile devices concomitantly with the phenomenon of platformization of journalism, since, by linking productions to large social media companies, they may be restricted due to the specific distribution logics of each platform. Maintaining the reach of publications, as well as engagement, was one of the challenges on Instagram. During the publication process, it was observable that the materials that had the greatest reach were precisely those that connected the content to its application in everyday life.
Palavra-chave: Podcast
Redes sociais
Agronegócio
Agroecologia
Jornalismo transmidiático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Podcast
Social media
Agribusiness
Agroecology
Transmedia journalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Jornalismo - CUC
Referência: SILVA, Andrelina Braz da. MT-Raízes: uma crítica à romantização do agronegócio e ao mito da autossuficiência alimentar mato-grossense. 2024. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4807
Data defesa documento: 11-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Andrelina Braz da Silva.pdf2.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.