Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4812
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Você viu no Perrengue? : a apropriação de vídeos do perfil de Instagram pelos veículos MidiaNews, Repórter MT e Olhar Direto
Autor(es): Frutuoso, Ana Beatriz Queiroz
Orientador(a): Pedrotti, Janaina Sarah
Membro da Banca: Pedrotti, Janaina Sarah
Membro da Banca: Coêlho, Tamires Ferreira
Membro da Banca: Luiz, Thiago Cury
Resumo : Considerando o aumento do consumo de notícias por meio das redes sociais e o destaque do perfil de Instagram Perrengue Mato Grosso no compartilhamento de vídeos enviados por seguidores, que apresentam problemas do cotidiano dos cuiabanos através dos Reels, o presente trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente como os veículos noticiosos Olhar Direto, MidiaNews e Repórter MT têm utilizado as pautas levantadas nos vídeos em questão, a partir de seu perfil no Instagram dos portais, com base nos "valores-notícias" elencados por Nelson Traquina (2005). Assim, foram levantadas seis notícias entre os meses de maio e julho de 2024, compartilhadas pelos perfis noticiosos na referida rede social, que utilizaram como fonte os conteúdos compartilhados pelo Perrengue Mato Grosso. Os resultados mostram que, apesar de reproduzirem, em sua maioria, vídeos que atendem a mais de um critério de noticiabilidade, não entregam a notícia completa sobre o fato abordado, resultando em mera reprodução de conteúdos recurso de leitura, de atrair o internauta para o perfil e portal do veículo, mas sem entregar algo além do que já foi publicado.
Resumo em lingua estrangeira: Considering the increased consumption of news through social media and the prominence of the Instagram profile Perrengue Mato Grosso in sharing videos sent by followers, which depict everyday problems faced by the residents of Cuiabá through Reels, this paper aims to qualitatively analyze how the news outlets Olhar Direto, MidiaNews, and Repórter MT have utilized the topics raised in these videos on their Instagram profiles, based on the "news values" outlined by Nelson Traquina (2005). Consequently, six news articles were examined between May and July 2024, shared by the news profiles on the aforementioned social media platform, which used content shared by Perrengue Mato Grosso as their source. The results show that, despite mostly reproducing videos that meet more than one newsworthiness criterion, they do not provide the full story on the discussed events, resulting in mere content reproduction as a reading resource, aimed at attracting internet users to the vehicle's profile and portal, without delivering anything beyond what was already published.
Palavra-chave: Jornalismo
Redes sociais
Jornalismo de mídias digitais
Perrengue Mato Grosso
Sites locais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Journalism
Social media
Digital media journalism
Perrengue Mato Grosso
Local websites
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Jornalismo - CUC
Referência: FRUTUOSO, Ana Beatriz Queiroz. Você viu no Perrengue?: a apropriação de vídeos do perfil de Instagram pelos veículos MidiaNews, Repórter MT e Olhar Direto. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4812
Data defesa documento: 14-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Ana Beatriz Queiroz Frutuoso.pdf2.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.