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dc.creatorMatos, Tatiane Simões Santos-
dc.date.accessioned2025-07-07T19:51:34Z-
dc.date.available2024-03-28-
dc.date.available2025-07-07T19:51:34Z-
dc.date.issued2024-03-23-
dc.identifier.citationMATOS, Tatiane Simões Santos. Custos para tomada de decisões em uma empresa comercial. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4825-
dc.description.abstractThe modern business environment is characterized by complexity and dynamism, and the ability to make correct decisions is fundamental to the success of an organization. This research addresses the importance of understanding and using cost information in the decision-making process of small and medium-sized commercial enterprises (SMEs). The main objective was to develop and apply a hybrid costing methodology, resulting from the combination of the main assumptions used by the most used cost calculation methodologies, as an approach for calculation, expense control and decision making in a medium-sized commercial company, highlighting the need for effective expense control to improve profitability. The study began with a theoretical discussion on costing methodologies, an introduction to cost accounting tools for decision making and the development of a practical case study, which adopted a combined method of literature review and case study, using tools of cost accounting to analyze the profitability of product groups. The underlying assumption is that knowledge and effective application of cost information and tools allow business owners to exercise more precise control over expenses, contributing to improved profitability. The research recognizes the importance of additional studies to improve management practices and boost the growth of commercial SMEs. In the end, it is possible to infer that effective cost management plays a fundamental role in the success and sustainability of commercial companies. The results point to the need for more efficient cost management, especially in relation to the Contribution margin and operations below revenue of balance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-06-25T19:20:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Tatiane Simões Santos Matos.pdf: 1415420 bytes, checksum: d32c211224697ee9d006adcb8657d090 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-07T19:51:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Tatiane Simões Santos Matos.pdf: 1415420 bytes, checksum: d32c211224697ee9d006adcb8657d090 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-07T19:51:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Tatiane Simões Santos Matos.pdf: 1415420 bytes, checksum: d32c211224697ee9d006adcb8657d090 (MD5) Previous issue date: 2024-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCustos para tomada de decisões em uma empresa comercialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Benedito Albuquerque da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860598421047745pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Benedito Albuquerque da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860598421047745pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Ney Mussa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211018501413149pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Taylan Fernandes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8100977650768695pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4362291908744225pt_BR
dc.description.resumoO ambiente empresarial moderno é caracterizado pela complexidade e dinamismo, e a capacidade de tomar decisões corretas é fundamental para o sucesso de uma organização. Esta pesquisa aborda a importância de compreender e utilizar informações de custos no processo de tomada de decisão das Pequenas e Médias Empresas Comerciais (PMEs). O principal objetivo foi desenvolver e aplicar uma metodologia de custeio híbrido, resultante da junção das principais premissas utilizadas pelas metodologias de apuração de custos mais utilizadas, como uma abordagem para apuração, controle de gastos e tomada de decisões em uma empresa Comercial de médio porte, destacando a necessidade de um controle eficaz de gastos para melhorar a lucratividade. O estudo iniciou com uma discussão teórica sobre metodologias de custeio, uma introdução às ferramentas de contabilidade de custos para tomada de decisão e o desenvolvimento de um estudo de caso prático, que adotou um método combinado de revisão de literatura e estudo de caso, utilizando ferramentas de contabilidade de custos para analisar a rentabilidade de grupos de produtos. O pressuposto subjacente é que o conhecimento e a aplicação eficaz da informação e ferramentas de custos permitem aos empresários exercerem um controle mais preciso dos gastos, contribuindo para o aprimoramento da lucratividade. A pesquisa reconhece a importância de estudos adicionais para melhorar as práticas de gestão e impulsionar o crescimento das PMEs comerciais. Ao final é possível inferir que a gestão eficaz de custos desempenha um papel fundamental no sucesso e sustentabilidade das empresas comerciais, os resultados apontam para a necessidade de uma gestão mais eficiente dos custos, especialmente em relação à margem de Contribuição e à operação abaixo da receita de equilíbrio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordCusto no comérciopt_BR
dc.subject.keywordCusteiopt_BR
dc.subject.keywordCusteio híbridopt_BR
dc.subject.keywordPequena e média empresapt_BR
dc.subject.keyword2Cost in commercept_BR
dc.subject.keyword2Costingpt_BR
dc.subject.keyword2Hybrid costingpt_BR
dc.subject.keyword2Small and medium businesspt_BR
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