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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Custos para tomada de decisões em uma empresa comercial
Autor(es): Matos, Tatiane Simões Santos
Orientador(a): Silva, Benedito Albuquerque da
Membro da Banca: Silva, Benedito Albuquerque da
Membro da Banca: Moraes, Ney Mussa de
Membro da Banca: Almeida, Taylan Fernandes de
Resumo : O ambiente empresarial moderno é caracterizado pela complexidade e dinamismo, e a capacidade de tomar decisões corretas é fundamental para o sucesso de uma organização. Esta pesquisa aborda a importância de compreender e utilizar informações de custos no processo de tomada de decisão das Pequenas e Médias Empresas Comerciais (PMEs). O principal objetivo foi desenvolver e aplicar uma metodologia de custeio híbrido, resultante da junção das principais premissas utilizadas pelas metodologias de apuração de custos mais utilizadas, como uma abordagem para apuração, controle de gastos e tomada de decisões em uma empresa Comercial de médio porte, destacando a necessidade de um controle eficaz de gastos para melhorar a lucratividade. O estudo iniciou com uma discussão teórica sobre metodologias de custeio, uma introdução às ferramentas de contabilidade de custos para tomada de decisão e o desenvolvimento de um estudo de caso prático, que adotou um método combinado de revisão de literatura e estudo de caso, utilizando ferramentas de contabilidade de custos para analisar a rentabilidade de grupos de produtos. O pressuposto subjacente é que o conhecimento e a aplicação eficaz da informação e ferramentas de custos permitem aos empresários exercerem um controle mais preciso dos gastos, contribuindo para o aprimoramento da lucratividade. A pesquisa reconhece a importância de estudos adicionais para melhorar as práticas de gestão e impulsionar o crescimento das PMEs comerciais. Ao final é possível inferir que a gestão eficaz de custos desempenha um papel fundamental no sucesso e sustentabilidade das empresas comerciais, os resultados apontam para a necessidade de uma gestão mais eficiente dos custos, especialmente em relação à margem de Contribuição e à operação abaixo da receita de equilíbrio.
Resumo em lingua estrangeira: The modern business environment is characterized by complexity and dynamism, and the ability to make correct decisions is fundamental to the success of an organization. This research addresses the importance of understanding and using cost information in the decision-making process of small and medium-sized commercial enterprises (SMEs). The main objective was to develop and apply a hybrid costing methodology, resulting from the combination of the main assumptions used by the most used cost calculation methodologies, as an approach for calculation, expense control and decision making in a medium-sized commercial company, highlighting the need for effective expense control to improve profitability. The study began with a theoretical discussion on costing methodologies, an introduction to cost accounting tools for decision making and the development of a practical case study, which adopted a combined method of literature review and case study, using tools of cost accounting to analyze the profitability of product groups. The underlying assumption is that knowledge and effective application of cost information and tools allow business owners to exercise more precise control over expenses, contributing to improved profitability. The research recognizes the importance of additional studies to improve management practices and boost the growth of commercial SMEs. In the end, it is possible to infer that effective cost management plays a fundamental role in the success and sustainability of commercial companies. The results point to the need for more efficient cost management, especially in relation to the Contribution margin and operations below revenue of balance.
Palavra-chave: Custo no comércio
Custeio
Custeio híbrido
Pequena e média empresa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cost in commerce
Costing
Hybrid costing
Small and medium business
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Curso: Ciências Contábeis - CUC
Referência: MATOS, Tatiane Simões Santos. Custos para tomada de decisões em uma empresa comercial. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4825
Data defesa documento: 23-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

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