Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4840
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trends e hits : como a indústria musical foi alterada pelo TikTok
Autor(es): Bulhões, Giovanna Ferreira
Orientador(a): Mattos, Aclyse de
Membro da Banca: Mattos, Aclyse de
Resumo : Este projeto tem como objetivo investigar e compreender o fenômeno do consumo de música por meio do TikTok. Com foco nos efeitos do crescimento exponencial do aplicativo como uma plataforma de influência cultural, busca-se analisar como a produção de conteúdo na plataforma está transformando os padrões de consumo musical, tanto online quanto offline, especialmente entre os jovens. Considerando as mudanças históricas e socioculturais na indústria da música decorrentes do surgimento da cultura digital, adota-se uma metodologia baseada em pesquisa quantitativa, utilizando um formulário online para coletar dados dos usuários do TikTok. O objetivo principal é contextualizar o fenômeno do TikTok em 2020, investigar as estratégias utilizadas pelos influenciadores da plataforma para impulsionar e criar músicas virais, e discutir os impactos no mercado musical decorrentes do aumento significativo da presença de músicas originárias de tendências do aplicativo nas paradas de sucesso.
Palavra-chave: Tiktok
Hits virais
Consumo musical
Influência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: BULHÕES, Giovanna Ferreira. Trends e hits: como a indústria musical foi alterada pelo TikTok. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4840
Data defesa documento: 11-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Giovanna Ferreira Bulhões.pdf1.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.