Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4906
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise comparativa de “Cafarnaum” e “Guerra ao Terror” : cinema, história e a construção do Oriente Médio nas telas |
Autor(es): | Oliveira, Maria Eduarda Nunes |
Orientador(a): | Carvalho, Joselene Ieda dos Santos Lopes de |
Membro da Banca: | Carvalho, Joselene Ieda dos Santos Lopes de |
Resumo : | Esta pesquisa se situa no campo investigativo da História Cultural e seu objetivo foi investigar as perspectivas do Oriente Médio através do cinema como fonte histórica e trabalhar as representações cinematográficas desse Oriente através de “Cafarnaum” (2018) e de “Guerra ao Terror” (2008). A pesquisa teve como pressupostos teóricos as ideias de Edward Said sobre o Orientalismo para analisar a construção de narrativas culturais e ideológicas sobre o Oriente Médio em produções cinematográficas. A análise começa com uma discussão teórico-metodológica sobre a relação entre Cinema e História, ressaltando a importância de considerar como o cinema molda as percepções do público sobre culturas distantes, para isso, foram consultados autores como Ferro, Lagny, Nóvoa e Valim. As questões que abordam representação foram sobretudo estudadas a partir das ideias de Chartier. Em seguida, o estudo examina as representações culturais do Oriente Médio em ambos os filmes: "Cafarnaum" possui uma abordagem individualista e realista das pessoas da região, e em "Guerra ao Terror", que adota uma abordagem ocidentalizada das características orientais. O artigo também busca discutir as disputas narrativas e ideológicas presentes nas produções de Hollywood, recorrendo à Valim para demonstrar como fatores políticos, sociais e econômicos incidem sobre as escolhas de narrativas na criação de filmes relacionados ao Oriente Médio. Uma análise comparativa entre os filmes revela como eles representam a violência e a vulnerabilidade infantil, além de refletir acerca do impacto dessas representações na percepção pública. Este artigo oferece uma análise crítica das representações cinematográficas do Oriente Médio, destacando como o cinema desempenha um papel significativo na formação da visão ocidental da região. Também ressaltamos a importância de uma abordagem crítica sobre representações culturais e históricas no cinema. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is located in the investigative field of Cultural History and its objective was to investigate the perspectives of the Middle East through cinema as a historical source and to work on the cinematographic representations of this East through “Capernaum” (2018) and “War on Terror” (2008). The research had as theoretical assumptions Edward Said's ideas about Orientalism to analyze the construction of cultural and ideological narratives about the Middle East in cinematographic productions. The analysis begins with a theoretical-methodological discussion on the relationship between Cinema and History, emphasizing the importance of considering how cinema shapes the public's perceptions of distant cultures. The questions that approached the representation were mainly studied from Chartier's ideas. Then, the study examines the cultural representations of the Middle East in both films: “Capernaum” has an individualistic and realistic approach to the people of the region, and in “The War on Terror”, which adopts a westernized approach to eastern characteristics. The article also seeks to discuss the narrative and ideological disputes present in Hollywood productions, resorting to Valim to demonstrate how political, social and economic factors affect narrative choices in the creation of films related to the Middle East. A comparative analysis between the films reveals how they represent violence and childhood vulnerability, in addition to reflecting on the impact of these representations on public perception. This article offers a critical analysis of cinematic representations of the Middle East, highlighting how cinema plays a significant role in shaping the Western view of the region. We also emphasize the importance of a critical approach to cultural and historical representations in cinema. |
Palavra-chave: | Cinema História Orientalismo Cafarnaum Guerra ao Terror |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Cinema History Orientalism Capernaum The Hurt Locker |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | OLIVEIRA, Maria Eduarda Nunes. Uma análise comparativa de “Cafarnaum” e “Guerra ao Terror”: cinema, história e a construção do Oriente Médio nas telas. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4906 |
Data defesa documento: | 27-Sep-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Maria Eduarda Nunes Oliveira.pdf | 707.47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.