Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4917
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cuiabá em sala : o ensino de história local no 5º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Romario Gomes da |
Orientador(a): | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque |
Resumo : | O presente estudo se concentra na análise das narrativas de alunos do quinto ano do ensino fundamental. O objetivo é compreender quais as narrativas esses alunos criam sobre o passado da cidade, com o foco em entender a consciência histórica desses estudantes. O estudo está baseado em um questionário aplicado em duas escolas na cidade de Cuiabá, onde foram coletadas 69 respostas aos questionários. O texto está estruturado em 3 capítulos, o primeiro aborda principalmente os conceitos de local e região, abrangendo para sua importância e compreensão da história local, e oferece brevemente um pouco da história de Cuiabá. O segundo capitulo foca no ensino de história local, discutindo importância, fundamentação e sua aplicação nos anos iniciais. E por fim, o terceiro capitulo se debruça na análise dos questionários aplicados com o foco na compreensão da consciência histórica desses alunos. Os conceitos que serão norteadores das analises aqui propostas são o de consciência histórica, aprendizado histórico e narrativa histórica todos explicado por RÜSEN (2001); RÜSEN (2007); RÜSEN (2010). |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study focuses on analyzing the narratives of fifth-year elementary school students. The objective is to understand what narratives these students create about the city's past, with a focus on understanding the historical consciousness of these students. The study is based on a questionnaire applied in two schools in the city of Cuiabá, where 69 responses to the questionnaires were found. The text is structured into 3 chapters, the first mainly addresses the concepts of place and region, covering their importance and understanding of local history, and briefly offers a little about the history of Cuiabá. The second chapter focuses on teaching local history, discussing its importance, rationale and its application in the early years. And finally, the third chapter focuses on the analysis of the questionnaires applied with a focus on understanding the historical consciousness of these students. The concepts that will guide the analyses proposed here are those of historical consciousness, historical learning, and historical narrative, all explained by RÜSEN (2001); RÜSEN (2007); RÜSEN (2010). |
Palavra-chave: | Narrativa histórica Anos iniciais Consciência histórica História local e regional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Historical narrative Early years Historical consciousness Local and regional history |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA, Romario Gomes da. Cuiabá em sala: o ensino de história local no 5º ano do ensino fundamental. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4917 |
Data defesa documento: | 10-Oct-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Romario Gomes da Silva.pdf | 858.41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.