Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Romario Gomes da-
dc.date.accessioned2025-07-18T18:49:43Z-
dc.date.available2023-11-06-
dc.date.available2025-07-18T18:49:43Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Romario Gomes da. Cuiabá em sala: o ensino de história local no 5º ano do ensino fundamental. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4917-
dc.description.abstractThe present study focuses on analyzing the narratives of fifth-year elementary school students. The objective is to understand what narratives these students create about the city's past, with a focus on understanding the historical consciousness of these students. The study is based on a questionnaire applied in two schools in the city of Cuiabá, where 69 responses to the questionnaires were found. The text is structured into 3 chapters, the first mainly addresses the concepts of place and region, covering their importance and understanding of local history, and briefly offers a little about the history of Cuiabá. The second chapter focuses on teaching local history, discussing its importance, rationale and its application in the early years. And finally, the third chapter focuses on the analysis of the questionnaires applied with a focus on understanding the historical consciousness of these students. The concepts that will guide the analyses proposed here are those of historical consciousness, historical learning, and historical narrative, all explained by RÜSEN (2001); RÜSEN (2007); RÜSEN (2010).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-23T16:06:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Romario Gomes da Silva.pdf: 879010 bytes, checksum: 621a09860a40314450168c04993528ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-07-18T18:49:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Romario Gomes da Silva.pdf: 879010 bytes, checksum: 621a09860a40314450168c04993528ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T18:49:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Romario Gomes da Silva.pdf: 879010 bytes, checksum: 621a09860a40314450168c04993528ed (MD5) Previous issue date: 2023-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCuiabá em sala : o ensino de história local no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622266981151373pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5566339435236804pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se concentra na análise das narrativas de alunos do quinto ano do ensino fundamental. O objetivo é compreender quais as narrativas esses alunos criam sobre o passado da cidade, com o foco em entender a consciência histórica desses estudantes. O estudo está baseado em um questionário aplicado em duas escolas na cidade de Cuiabá, onde foram coletadas 69 respostas aos questionários. O texto está estruturado em 3 capítulos, o primeiro aborda principalmente os conceitos de local e região, abrangendo para sua importância e compreensão da história local, e oferece brevemente um pouco da história de Cuiabá. O segundo capitulo foca no ensino de história local, discutindo importância, fundamentação e sua aplicação nos anos iniciais. E por fim, o terceiro capitulo se debruça na análise dos questionários aplicados com o foco na compreensão da consciência histórica desses alunos. Os conceitos que serão norteadores das analises aqui propostas são o de consciência histórica, aprendizado histórico e narrativa histórica todos explicado por RÜSEN (2001); RÜSEN (2007); RÜSEN (2010).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programHistória - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordNarrativa históricapt_BR
dc.subject.keywordAnos iniciaispt_BR
dc.subject.keywordConsciência históricapt_BR
dc.subject.keywordHistória local e regionalpt_BR
dc.subject.keyword2Historical narrativept_BR
dc.subject.keyword2Early yearspt_BR
dc.subject.keyword2Historical consciousnesspt_BR
dc.subject.keyword2Local and regional historypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Romario Gomes da Silva.pdf858.41 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.