Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4917
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cuiabá em sala : o ensino de história local no 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Romario Gomes da
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque
Resumo : O presente estudo se concentra na análise das narrativas de alunos do quinto ano do ensino fundamental. O objetivo é compreender quais as narrativas esses alunos criam sobre o passado da cidade, com o foco em entender a consciência histórica desses estudantes. O estudo está baseado em um questionário aplicado em duas escolas na cidade de Cuiabá, onde foram coletadas 69 respostas aos questionários. O texto está estruturado em 3 capítulos, o primeiro aborda principalmente os conceitos de local e região, abrangendo para sua importância e compreensão da história local, e oferece brevemente um pouco da história de Cuiabá. O segundo capitulo foca no ensino de história local, discutindo importância, fundamentação e sua aplicação nos anos iniciais. E por fim, o terceiro capitulo se debruça na análise dos questionários aplicados com o foco na compreensão da consciência histórica desses alunos. Os conceitos que serão norteadores das analises aqui propostas são o de consciência histórica, aprendizado histórico e narrativa histórica todos explicado por RÜSEN (2001); RÜSEN (2007); RÜSEN (2010).
Resumo em lingua estrangeira: The present study focuses on analyzing the narratives of fifth-year elementary school students. The objective is to understand what narratives these students create about the city's past, with a focus on understanding the historical consciousness of these students. The study is based on a questionnaire applied in two schools in the city of Cuiabá, where 69 responses to the questionnaires were found. The text is structured into 3 chapters, the first mainly addresses the concepts of place and region, covering their importance and understanding of local history, and briefly offers a little about the history of Cuiabá. The second chapter focuses on teaching local history, discussing its importance, rationale and its application in the early years. And finally, the third chapter focuses on the analysis of the questionnaires applied with a focus on understanding the historical consciousness of these students. The concepts that will guide the analyses proposed here are those of historical consciousness, historical learning, and historical narrative, all explained by RÜSEN (2001); RÜSEN (2007); RÜSEN (2010).
Palavra-chave: Narrativa histórica
Anos iniciais
Consciência histórica
História local e regional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Historical narrative
Early years
Historical consciousness
Local and regional history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: História - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Romario Gomes da. Cuiabá em sala: o ensino de história local no 5º ano do ensino fundamental. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4917
Data defesa documento: 10-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):História - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Romario Gomes da Silva.pdf858.41 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.