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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da satisfação, autoconfiança e das práticas educativas de um cenário simulado sobre lesão por pressão com discentes de enfermagem
Autor(es): Anzolin, Ana Paula Schneider
Orientador(a): Sokem, Jaqueline Aparecida dos Santos
Membro da Banca: Sokem, Jaqueline Aparecida dos Santos
Membro da Banca: Oliveira, Jeane Cristina Anschau Xavier de
Membro da Banca: Ferreira, Danielle Neris
Resumo : Introdução: Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele torna-se responsável por várias funções. Além disso, por estar sempre exposta ao meio externo, esta estrutura pode acabar sofrendo alterações ou perda de sua continuidade, sendo esta denominada como ferida. Dentre os vários tipos de feridas que podem acometer os pacientes hospitalizados, destacam-se as lesões por pressão, reconhecidas como feridas de difícil cicatrização. Estas lesões apresentam elevada prevalência e podem acarretar complicações para os pacientes acometidos por este agravo. Diante desta realidade, identifica-se a necessidade de abordar esta temática com os profissionais de saúde, desde sua formação, primando para que estes consigam auxiliar na promoção e recuperação da saúde das populações. Objetivos: Avaliar o uso da simulação como estratégia de ensino-aprendizagem sobre a lesão por pressão, com discentes do curso de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em um laboratório de uma universidade pública do Mato Grosso. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro e novembro de 2022, através da aplicação de questionários validados após a realização de uma estratégia de simulação com atores simulados. Após, os dados foram tabulados e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 21.0. Resultados: A amostra foi composta por 13 discentes, sendo que a maioria dos participantes era do sexo feminino (76,9%) e possuíam entre 20 a 24 anos de idade (76,9%); a maior parte dos discentes já havia participado de simulações clínicas anteriormente (69,2%). Com relação à satisfação dos discentes frente ao cenário de lesão por pressão, identificou-se que a maioria concordava que a estratégia adotada foi importante para promover sua autoconfiança e satisfação. Foi realizada a análise da confiabilidade das respostas, através do Coeficiente de Alpha de Cronbach, para ambos os instrumentos aplicados, tendo obtido para a escala de satisfação um índice de consistência interna de 0,85 e para a escala de práticas educativas, obteve-se um índice de consistência interna de 0,91. Conclusão: Correlacionando a importância deste tema para a formação de discentes do Curso de Enfermagem, devido sua elevada prevalência nas instituições de saúde, bem como, o uso de uma metodologia ativa para o ensino deste conteúdo, identificou-se, através dos achados, que a estratégia de ensino adotada apresentou potencialidades e possibilitou a satisfação e autoconfiança aos discentes, assim como, apresentou-se como uma prática educativa que favoreceu a reflexão e o diálogo durante o processo de ensino.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: As the largest organ in the human body, the skin is responsible for several functions. Additionally, as it is constantly exposed to the external environment, this structure can undergo changes or loss of continuity, which is referred to as a wound. Among the various types of wounds that can affect hospitalized patients, pressure injuries stand out as difficult-to-heal wounds. These injuries have a high prevalence and can lead to complications for affected patients. In the face of this reality, there is a need to address this issue with healthcare professionals, starting from their training, aiming to enable them to assist in the promotion and recovery of population health. Objectives: To assess the use of simulation as a teaching and learning strategy for pressure injury among undergraduate Nursing students. Methods: This is a descriptive and exploratory study with a quantitative approach conducted in a laboratory at a public university in Mato Grosso. Data collection took place in September and November of 2022 through the application of validated questionnaires after the completion of a simulation strategy with simulated actors. Subsequently, the data were tabulated and analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS), version 21.0. Results: The sample consisted of 13 undergraduate students, with the majority of participants being female (76.9%) and aged between 20 and 24 years (76.9%); most of the students had previously participated in clinical simulations (69.2%). Regarding student satisfaction with the pressure injury scenario, it was found that the majority agreed that the adopted strategy was important in promoting their self-confidence and satisfaction. The reliability of the responses was assessed using Cronbach's Alpha coefficient for both applied instruments, obtaining an internal consistency index of 0.85 for the satisfaction scale and an internal consistency index of 0.91 for the educational practices scale. Conclusion: Correlating the importance of this topic to the education of Nursing students due to its high prevalence in healthcare institutions, as well as the use of an active methodology for teaching this content, the findings identified that the adopted teaching strategy demonstrated potential and provided satisfaction and self-confidence to the students. Additionally, it emerged as an educational practice that fostered reflection and dialogue during the teaching process.
Palavra-chave: Lesão por pressão
Treinamento com simulação
Satisfação pessoal
Educação em Enfermagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pressure ulcer
Simulation Training
Personal satisfaction
Nursing Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Enfermagem - CUS
Referência: ANZOLIN, Ana Paula Schneider. Avaliação da satisfação, autoconfiança e das práticas educativas de um cenário simulado sobre lesão por pressão com discentes de enfermagem. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4939
Data defesa documento: 24-Mai-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

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