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dc.creatorOliveira, Isabella Marques de-
dc.date.accessioned2025-07-28T18:24:36Z-
dc.date.available2025-06-10-
dc.date.available2025-07-28T18:24:36Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabella Marques de. Análise comparativa de dimensionamento de pavimentos por meio dos métodos mecanístico-empírico e empírico: estudo de caso do trecho porto Santo Antônio das Lendas – MT. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4952-
dc.description.abstractThe quality of highways is considered important for the country's economy and the safety of its citizens. Thus, analyzing the different methodologies for pavement design can help ensure its quality. Therefore, the objective of this work is to analyze the mechanical behavior of materials and the thickness of layers of the road pavement, using both the empirical method (CBR) and the mechanistic-empirical method (MeDiNa), in the Porto Santo Antônio das Lendas section, located in the state of Mato Grosso (MT). Consequently, the physical and mechanical behavior of the materials composing the pavement layers was evaluated, as well as their thicknesses determined in each applied method. Additionally, the pavement structures were evaluated according to each designed criterion. It was found that to satisfy the minimum criteria of MeDiNa, twice the thickness of the pavement used in CBR would be necessary. None of the designs made by CBR met the MeDiNa stopping criterion, demonstrating that pavements designed by the mechanistic-empirical method are more likely to meet the project's service life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-07-28T18:23:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_ Isabella Marques de Oliveira.pdf: 6095688 bytes, checksum: b63440d5d4969ac70b289c8d7f30caec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2025-07-28T18:24:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ Isabella Marques de Oliveira.pdf: 6095688 bytes, checksum: b63440d5d4969ac70b289c8d7f30caec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-28T18:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ Isabella Marques de Oliveira.pdf: 6095688 bytes, checksum: b63440d5d4969ac70b289c8d7f30caec (MD5) Previous issue date: 2025-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise comparativa de dimensionamento de pavimentos por meio dos métodos mecanístico-empírico e empírico: estudo de caso do trecho porto Santo Antônio das Lendas – MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Matheus Francisco da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3361166573062063pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Donato, Marina-
dc.contributor.referee1Silva, Matheus Francisco da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3361166573062063pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1390024381595259pt_BR
dc.contributor.referee3Gouveia, Bruno Guida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991925401759457pt_BR
dc.description.resumoA qualidade das rodovias é considerada importante para a economia do país e segurança dos cidadãos, desta forma, analisar as diferentes metodologias de dimensionamento de pavimentos ao dimensionar pode ajudar a assegurar sua qualidade. Por isso, o objetivo do trabalho é analisar o comportamento mecânico dos materiais e a espessura das camadas do pavimento rodoviário, utilizando tanto o método empírico (CBR) quanto o mecanístico-empírico (MeDiNa), no trecho Porto Santo Antônio das Lendas, situado no estado do Mato Grosso (MT). Portanto, avaliou-se o comportamento físico e mecânico dos materiais que compõe as camadas do pavimento, bem como suas espessuras dimensionadas em cada método aplicado, além de ter sido avaliada a estrutura dos pavimentos de acordo com cada critério dimensionado, onde obteve-se como resultado que para satisfazer os critérios mínimos do MeDiNa, seria necessário o dobro da espessura de revestimento utilizada no CBR, motivo pelo qual nenhum dos dimensionamentos feitos pelo CBR satisfez o critério de parada do MeDiNa, demonstrando que os pavimentos dimensionados pelo método mecanístico-empírico tem mais chances de cumprir com a vida útil do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordMeDiNapt_BR
dc.subject.keywordCBRpt_BR
dc.subject.keywordPavimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordDimensionamentopt_BR
dc.subject.keywordPavimento flexívelpt_BR
dc.subject.keyword2MeDiNapt_BR
dc.subject.keyword2CBRpt_BR
dc.subject.keyword2Pavementpt_BR
dc.subject.keyword2Designpt_BR
dc.subject.keyword2Flexible pavementpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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