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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa de dimensionamento de pavimentos por meio dos métodos mecanístico-empírico e empírico: estudo de caso do trecho porto Santo Antônio das Lendas – MT
Autor(es): Oliveira, Isabella Marques de
Orientador(a): Silva, Matheus Francisco da
Coorientador: Donato, Marina
Membro da Banca: Silva, Matheus Francisco da
Membro da Banca: Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa
Membro da Banca: Gouveia, Bruno Guida
Resumo : A qualidade das rodovias é considerada importante para a economia do país e segurança dos cidadãos, desta forma, analisar as diferentes metodologias de dimensionamento de pavimentos ao dimensionar pode ajudar a assegurar sua qualidade. Por isso, o objetivo do trabalho é analisar o comportamento mecânico dos materiais e a espessura das camadas do pavimento rodoviário, utilizando tanto o método empírico (CBR) quanto o mecanístico-empírico (MeDiNa), no trecho Porto Santo Antônio das Lendas, situado no estado do Mato Grosso (MT). Portanto, avaliou-se o comportamento físico e mecânico dos materiais que compõe as camadas do pavimento, bem como suas espessuras dimensionadas em cada método aplicado, além de ter sido avaliada a estrutura dos pavimentos de acordo com cada critério dimensionado, onde obteve-se como resultado que para satisfazer os critérios mínimos do MeDiNa, seria necessário o dobro da espessura de revestimento utilizada no CBR, motivo pelo qual nenhum dos dimensionamentos feitos pelo CBR satisfez o critério de parada do MeDiNa, demonstrando que os pavimentos dimensionados pelo método mecanístico-empírico tem mais chances de cumprir com a vida útil do projeto.
Resumo em lingua estrangeira: The quality of highways is considered important for the country's economy and the safety of its citizens. Thus, analyzing the different methodologies for pavement design can help ensure its quality. Therefore, the objective of this work is to analyze the mechanical behavior of materials and the thickness of layers of the road pavement, using both the empirical method (CBR) and the mechanistic-empirical method (MeDiNa), in the Porto Santo Antônio das Lendas section, located in the state of Mato Grosso (MT). Consequently, the physical and mechanical behavior of the materials composing the pavement layers was evaluated, as well as their thicknesses determined in each applied method. Additionally, the pavement structures were evaluated according to each designed criterion. It was found that to satisfy the minimum criteria of MeDiNa, twice the thickness of the pavement used in CBR would be necessary. None of the designs made by CBR met the MeDiNa stopping criterion, demonstrating that pavements designed by the mechanistic-empirical method are more likely to meet the project's service life.
Palavra-chave: MeDiNa
CBR
Pavimentação
Dimensionamento
Pavimento flexível
Palavra-chave em lingua estrangeira: MeDiNa
CBR
Pavement
Design
Flexible pavement
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Curso: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: OLIVEIRA, Isabella Marques de. Análise comparativa de dimensionamento de pavimentos por meio dos métodos mecanístico-empírico e empírico: estudo de caso do trecho porto Santo Antônio das Lendas – MT. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4952
Data defesa documento: 20-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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