Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4964
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Passolli, Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T19:52:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06 | - |
dc.date.available | 2025-08-06T19:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | PASSOLLI, Pedro. O ensino na Escola Tereza Conceição de Arruda na Comunidade Quilombola do Mata Cavalo (2022–2023) - Nossa Senhora do Livramento - MT. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4964 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-06-30T16:10:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Pedro Passoli.pdf: 156334 bytes, checksum: b3cce5c66a431d7f5d22eb98c25e3900 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-06T19:52:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Pedro Passoli.pdf: 156334 bytes, checksum: b3cce5c66a431d7f5d22eb98c25e3900 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-06T19:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Pedro Passoli.pdf: 156334 bytes, checksum: b3cce5c66a431d7f5d22eb98c25e3900 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino na Escola Tereza Conceição de Arruda na Comunidade Quilombola do Mata Cavalo (2022–2023) - Nossa Senhora do Livramento - MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paes Filho, Flávio Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0969354621313914 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paes Filho, Flávio Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0969354621313914 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo se concentra na análise realizada entre os anos de 2022 e 2023 da educação na escola quilombola Tereza Conceição de Arruda, localizada na comunidade de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso. A pesquisa adota uma abordagem metodológica de estudo de caso, visando compreender como a educação quilombola se manifesta nesse contexto e como ela impacta a comunidade, especialmente as jovens gerações. A infraestrutura na comunidade é precária, e o acesso a direitos básicos é muitas vezes negligenciado pelas autoridades governamentais. A escola quilombola Tereza Conceição de Arruda, inaugurada em 2012, desempenha um papel central na comunidade. Ela se tornou um símbolo de resistência eempoderamento, onde a educação formal é enriquecida com elementos da cultura quilombola. Através da integração da educação quilombola nos componentes curriculares da base comum, a escola promove o empoderamento das jovens gerações. Isso é realizado por meio de uma abordagem decolonial que questiona a história eurocêntrica de inferiorização e dominação dos grupos negros. A valorização da cultura quilombola é uma parte fundamental desse processo educativo. A escola ensina os alunos a apreciarem sua herança cultural, a combater o racismo e a fortalecer sua resistência. Os estudantes desenvolvem uma consciência de seus direitos e se tornam defensores ativos da reparação histórica e de políticas afirmativas. A escola também fortalece o vínculo entre a comunidade e a educação, incorporando pedagogias de insurgência e resistência que foram transmitidas socialmente ao longo das gerações. Este estudo também destaca a importância da educação como um meio de enfrentar os preconceitos presentes no sistema educacional comum, que muitas vezes é monocultural, eurocêntrico e excludente. A pesquisa revela que, embora a discriminação racial e o preconceito sejam negados como elementos estruturantes dasociedade brasileira, eles continuam a influenciar as relações sociais e as escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | História - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mata Cavalo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva e negritude | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Pedro Passoli.pdf | 152.67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.