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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4964
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino na Escola Tereza Conceição de Arruda na Comunidade Quilombola do Mata Cavalo (2022–2023) - Nossa Senhora do Livramento - MT |
Autor(es): | Passolli, Pedro |
Orientador(a): | Paes Filho, Flávio Ferreira |
Membro da Banca: | Paes Filho, Flávio Ferreira |
Resumo : | Este estudo se concentra na análise realizada entre os anos de 2022 e 2023 da educação na escola quilombola Tereza Conceição de Arruda, localizada na comunidade de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso. A pesquisa adota uma abordagem metodológica de estudo de caso, visando compreender como a educação quilombola se manifesta nesse contexto e como ela impacta a comunidade, especialmente as jovens gerações. A infraestrutura na comunidade é precária, e o acesso a direitos básicos é muitas vezes negligenciado pelas autoridades governamentais. A escola quilombola Tereza Conceição de Arruda, inaugurada em 2012, desempenha um papel central na comunidade. Ela se tornou um símbolo de resistência eempoderamento, onde a educação formal é enriquecida com elementos da cultura quilombola. Através da integração da educação quilombola nos componentes curriculares da base comum, a escola promove o empoderamento das jovens gerações. Isso é realizado por meio de uma abordagem decolonial que questiona a história eurocêntrica de inferiorização e dominação dos grupos negros. A valorização da cultura quilombola é uma parte fundamental desse processo educativo. A escola ensina os alunos a apreciarem sua herança cultural, a combater o racismo e a fortalecer sua resistência. Os estudantes desenvolvem uma consciência de seus direitos e se tornam defensores ativos da reparação histórica e de políticas afirmativas. A escola também fortalece o vínculo entre a comunidade e a educação, incorporando pedagogias de insurgência e resistência que foram transmitidas socialmente ao longo das gerações. Este estudo também destaca a importância da educação como um meio de enfrentar os preconceitos presentes no sistema educacional comum, que muitas vezes é monocultural, eurocêntrico e excludente. A pesquisa revela que, embora a discriminação racial e o preconceito sejam negados como elementos estruturantes dasociedade brasileira, eles continuam a influenciar as relações sociais e as escolas. |
Palavra-chave: | Quilombola Mata Cavalo Educação inclusiva e negritude |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | PASSOLLI, Pedro. O ensino na Escola Tereza Conceição de Arruda na Comunidade Quilombola do Mata Cavalo (2022–2023) - Nossa Senhora do Livramento - MT. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4964 |
Data defesa documento: | 18-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
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