Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLenzi, Paulo Felipe-
dc.date.accessioned2025-08-08T18:47:11Z-
dc.date.available2011-
dc.date.available2025-08-08T18:47:11Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLENZI, Paulo Felipe. A trajetória administrativa das licitações. 2011. 77 f. TCC (Especialização em Direito Administrativo e Administração Pública) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito, Cuiabá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4998-
dc.description.abstractThe present objective work to examine the possibility, or not, to use the licitatória modality of the proclamation for the prescription contract celebration on the part of the Public Administration. To get this reply, the hypotheses of cabimento of this licitatória modality and the main obstacles will be analyzed, if the proclamation is the modality of licitation for acquisition of common goods and services where the dispute for the supply is made in public session, by means of proposals and launches, for classification and qualification of the bidder with the proposal of lesser price. The great innovation of the proclamation if gives for the inversion of the phases of qualification and analysis of the proposals. Of this form, only the documentation of the participant who has presented best the proposal is analyzed. Moreover, the definition of the proposal most advantageous for the Administration is made through proposal of price written e, after, dispute through launches verbal. After you launch them, still can have the direct negotiation with the proclamer, in the intention of the reduction of the offered value. The proclamation comes to add to the too much modalities foreseen in the Law n.º 8,666/93, that they are the competition, the taking of prices, the invitation, the competition and the auction. Diversely of these modalities, the proclamation can be applied to any esteem value of act of contract, of form that constitutes alternative to all the modalities. Another peculiarity is that the proclamation admits as criterion of judgment of the proposal only the lesser price. The proclamation was instituted exclusively in the scope of the Union, or either, only can be applied in the Federal Public Administration, understood the three To be able. Specifically, it reaches the same agencies and entities of the Federal Administration citizens to the incidence of the Law n.º 8.666/93: the direct administration, the autarchies, the foundations, the public companies and the societies of mixing economy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-08-08T13:26:21Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2011_Paulo Felipe Lenzi.pdf: 768118 bytes, checksum: 419b2103e177d614396c8556c00eefa7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-08T18:47:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2011_Paulo Felipe Lenzi.pdf: 768118 bytes, checksum: 419b2103e177d614396c8556c00eefa7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-08T18:47:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2011_Paulo Felipe Lenzi.pdf: 768118 bytes, checksum: 419b2103e177d614396c8556c00eefa7 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA trajetória administrativa das licitaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Thenquini, José Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0093671093831552pt_BR
dc.contributor.referee1Thenquini, José Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0093671093831552pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Vera Lucia Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9202595014748967pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva examinar a possibilidade, ou não, de utilizar a modalidade licitatória do pregão para a celebração de contratos de receita por parte da Administração Pública. Para obter essa resposta, serão analisadas as hipóteses de cabimento dessa modalidade licitatória e os principais óbices, se o pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço. A grande inovação do pregão se dá pela inversão das fases de habilitação e análise das propostas. Dessa forma, apenas a documentação do participante que tenha apresentado a melhor proposta é analisada. Além disso, a definição da proposta mais vantajosa para a Administração é feita através de proposta de preço escrita e, após, disputa através de lances verbais. Após os lances, ainda pode haver a negociação direta com o pregoeiro, no intuito da diminuição do valor ofertado. O pregão vem se somar às demais modalidades previstas na Lei n.º 8.666/93, que são a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso e o leilão. Diversamente destas modalidades, o pregão pode ser aplicado a qualquer valor estimado de contratação, de forma que constitui alternativa a todas as modalidades. Outra peculiaridade é que o pregão admite como critério de julgamento da proposta somente o menor preço. O pregão foi instituído exclusivamente no âmbito da União, ou seja, só pode ser aplicado na Administração Pública Federal, compreendidos os três Poderes. Especificamente, alcança os mesmos órgãos e entidades da Administração Federal sujeitos à incidência da Lei n.º 8.666/93: a administração direta, as autarquias, as fundações, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programDireito Administrativo e Administração Pública - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVOpt_BR
dc.subject.keywordLicitaçãopt_BR
dc.subject.keywordPregão presencialpt_BR
dc.subject.keywordContratos administrativospt_BR
dc.subject.keywordLeipt_BR
dc.subject.keywordPropostaspt_BR
dc.subject.keyword2Licitationpt_BR
dc.subject.keyword2Actual proclamationpt_BR
dc.subject.keyword2Contractspt_BR
dc.subject.keyword2Lawpt_BR
dc.subject.keyword2Proposalspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Direito Administrativo e Administração Pública

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2011_Paulo Felipe Lenzi.pdf750.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.