Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5009
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Determinantes do bullying entre estudantes do 6º ano em escolas públicas de Recife : uma análise por regressão logística
Autor(es): Reis, Nathan Gabriel
Orientador(a): Oliveira, Felipe Resende
Membro da Banca: Oliveira, Felipe Resende
Membro da Banca: Miqueleto, Guilherme Jacob
Membro da Banca: Guimarães, Paulo Henrique Monteiro
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo compreender o perfil e identificar os determinantes do bullying dos estudantes do 6º ano (5ª série) das escolas públicas da cidade do Recife. A metodologia empregada na pesquisa descritiva consiste no modelo de regressão logística. Os dados utilizados são oriundos da pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco no ano de 2013. Os resultados estimados sugerem que as características demográficas dos alunos, o contexto familiar e escolar podem influenciar a probabilidade de um aluno ser vítima de bullying. A pesquisa sugere a viabilidade de adotar medidas preventivas para evitar e reduzir os efeitos relacionados a esse tipo de violência. Este aspecto tem sido destacado no contexto legal, com os últimos anos marcados pela introdução de importantes regulamentações para lidar com esse problema.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to understand the profile and identify the determinants of bullying among 6th grade students in public schools in the city of Recife. The methodology employed in the descriptive research consists of logistic regression and probit model. The data used are derived from a survey conducted by the Joaquim Nabuco Foundation in 2013. The estimated results suggest that students' demographic characteristics, family context, and school environment may influence the likelihood of a student being bullied. The research suggests the feasibility of adopting preventive measures to avoid and reduce the effects associated with this type of violence. This aspect has been highlighted in the legal context, with recent years marked by the introduction of important regulations to address this issue.
Palavra-chave: Bullying
Regressão logit
Educação
Matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Bullying
Logit regression
Education
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Economia (FE)
Programa: Ciências Econômicas - CUC
Referência: REIS, Nathan Gabriel. Determinantes do bullying entre estudantes do 6º ano em escolas públicas de Recife: uma análise por regressão logística. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5009
Data defesa documento: 4-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Econômicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Nathan Gabriel Reis.pdf1.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.