Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5014
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sequência didática : uma proposta para o ensino de áreas e circunferência |
Autor(es): | Cardoso, Karoline Cristina Portal |
Orientador(a): | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Palaro, Luzia Aparecida |
Resumo : | Este artigo descreve uma sequência didática para o ensino de áreas de figuras planas e circunferências a alunos do 8º do ensino fundamental. Está baseado no estudo de materiais didáticos e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto foi estruturado de forma progressiva e interativa, empregando recursos como geoplanos e o software GeoGebra. O planejamento incluiu etapas de diagnóstico, revisão de conceitos, conceitualização e avaliação prática. Uma apostila foi distribuída aos alunos e está documentada no apêndice do artigo. Os resultados demonstraram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos matemáticos. Observações e fotografias detalhadas das atividades oferecem uma visão prática do impacto positivo da sequência didática no processo de aprendizagem, evidenciando maior engajamento dos estudantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | This article describes a didactic sequence for teaching areas of plane figures and circles to 8th grade students. It is based on the study of teaching materials and aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), the project was structured in a progressive and interactive way, using resources such as geoplans and the GeoGebra software. The planning included stages of diagnosis, concept review, conceptualization and practical evaluation. A handout was distributed to students and is documented in the appendix of the article. The results demonstrated a significant improvement in the understanding of mathematical concepts. Detailed observations and photographs of the activities offer a practical view of the positive impact of the didactic sequence on the learning process, showing greater student engagement. |
Palavra-chave: | Sequências didáticas Matemática Áreas de figuras planas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Didactic sequences Mathematics Areas of plane figures |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Matemática - CUC - Licenciatura |
Referência: | CARDOSO, Karoline Cristina Portal. Sequência didática: uma proposta para o ensino de áreas e circunferência. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5014 |
Data defesa documento: | 19-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Karoline Cristina Portal Cardoso.pdf | 11.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.