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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da matemática através da resolução de problemas
Autor(es): Pereira Neto, Manoel Milhomem
Orientador(a): Cavalcanti, Almir César Ferreira
Membro da Banca: Cavalcanti, Almir César Ferreira
Resumo : A Resolução de Problemas na Educação Matemática tem despertado grande interesse de pesquisadores devido à constante evolução tecnológica e à necessidade de solucionar questões em uma sociedade em constante transformação. Schroeder e Lester (1989) discutem três diferentes abordagens em relação ao ensino e à resolução de problemas matemáticos. Neste contexto, apresenta-se uma sequência didática para compreensão da resolução de um problema de otimização, que consiste em determinar a disposição de latas de modo a minimizar os custos de embalagem. Partindo de definições básicas de problemas e Resolução de Problemas, são exploradas diferentes perspectivas relacionadas ao ensino e à Resolução de Problemas.
Palavra-chave: Resolução de problemas
Sequência didática
Decomposição de área
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Matemática - CUC - Licenciatura
Referência: PEREIRA NETO, Manoel Milhomem. O ensino da matemática através da resolução de problemas. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5016
Data defesa documento: 19-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

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