Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Tânia de Souza-
dc.date.accessioned2025-08-12T18:45:08Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2025-08-12T18:45:08Z-
dc.date.issued2023-06-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tânia de Souza. A importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabá. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5030-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-06T15:34:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf: 362573 bytes, checksum: a889f4f4b6e97e0f65f3a2c8b2c11cad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-12T18:45:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf: 362573 bytes, checksum: a889f4f4b6e97e0f65f3a2c8b2c11cad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-12T18:45:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf: 362573 bytes, checksum: a889f4f4b6e97e0f65f3a2c8b2c11cad (MD5) Previous issue date: 2023-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Palaro, Luzia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8628905889561788pt_BR
dc.contributor.referee1Palaro, Luzia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8628905889561788pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353216007233256pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo identificar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de materiais didáticos concretos, na graduação e no ensino de matemática a alunos do ensino básico, na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, tendo como base Lorenzato (2012), Cury (2017), Novais (2019), Oliveira e Kikuchi (2018), Passos (2012), Silva e Silva (2004) dentre outros, para identificar os motivos que levaram à ideia de se criar Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) nas universidades e nas escolas de ensino básico, identificar os objetivos de um LEM, sua importância na formação inicial de professores de Matemática e, o papel do professor, do ensino básico, como mediador do processo de ensino-aprendizagem a partir do uso de materiais concretos. Posteriormente foi elaborado um questionário, que foi respondido por 30 (trinta) discentes do curso de Matemática-Licenciatura. A partir da análise qualitativa dos resultados obtidos, pode-se chegar à conclusão de que os discentes têm consciência da importância do LEM nos cursos de formação inicial de professores e do uso de materiais didáticos concretos no ensino de matemática no Ensino Básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordLaboratório de ensino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordFormação inicial de professorespt_BR
dc.subject.keywordMateriais didáticos concretos no ensino de matemáticapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf354.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.