Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Tânia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T18:45:08Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19 | - |
dc.date.available | 2025-08-12T18:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tânia de Souza. A importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabá. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5030 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-06T15:34:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf: 362573 bytes, checksum: a889f4f4b6e97e0f65f3a2c8b2c11cad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-12T18:45:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf: 362573 bytes, checksum: a889f4f4b6e97e0f65f3a2c8b2c11cad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-12T18:45:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf: 362573 bytes, checksum: a889f4f4b6e97e0f65f3a2c8b2c11cad (MD5) Previous issue date: 2023-06-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Palaro, Luzia Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8628905889561788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Palaro, Luzia Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8628905889561788 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2353216007233256 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo identificar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de materiais didáticos concretos, na graduação e no ensino de matemática a alunos do ensino básico, na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, tendo como base Lorenzato (2012), Cury (2017), Novais (2019), Oliveira e Kikuchi (2018), Passos (2012), Silva e Silva (2004) dentre outros, para identificar os motivos que levaram à ideia de se criar Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) nas universidades e nas escolas de ensino básico, identificar os objetivos de um LEM, sua importância na formação inicial de professores de Matemática e, o papel do professor, do ensino básico, como mediador do processo de ensino-aprendizagem a partir do uso de materiais concretos. Posteriormente foi elaborado um questionário, que foi respondido por 30 (trinta) discentes do curso de Matemática-Licenciatura. A partir da análise qualitativa dos resultados obtidos, pode-se chegar à conclusão de que os discentes têm consciência da importância do LEM nos cursos de formação inicial de professores e do uso de materiais didáticos concretos no ensino de matemática no Ensino Básico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Laboratório de ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais didáticos concretos no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf | 354.08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.