Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5030
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabá |
Autor(es): | Oliveira, Tânia de Souza |
Orientador(a): | Palaro, Luzia Aparecida |
Membro da Banca: | Palaro, Luzia Aparecida |
Resumo : | Este trabalho apresentar os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo identificar a importância do Laboratório de Ensino de Matemática e o uso de materiais didáticos concretos, na graduação e no ensino de matemática a alunos do ensino básico, na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, tendo como base Lorenzato (2012), Cury (2017), Novais (2019), Oliveira e Kikuchi (2018), Passos (2012), Silva e Silva (2004) dentre outros, para identificar os motivos que levaram à ideia de se criar Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) nas universidades e nas escolas de ensino básico, identificar os objetivos de um LEM, sua importância na formação inicial de professores de Matemática e, o papel do professor, do ensino básico, como mediador do processo de ensino-aprendizagem a partir do uso de materiais concretos. Posteriormente foi elaborado um questionário, que foi respondido por 30 (trinta) discentes do curso de Matemática-Licenciatura. A partir da análise qualitativa dos resultados obtidos, pode-se chegar à conclusão de que os discentes têm consciência da importância do LEM nos cursos de formação inicial de professores e do uso de materiais didáticos concretos no ensino de matemática no Ensino Básico. |
Palavra-chave: | Laboratório de ensino de matemática Formação inicial de professores Materiais didáticos concretos no ensino de matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Matemática - CUC - Licenciatura |
Referência: | OLIVEIRA, Tânia de Souza. A importância do laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores na concepção dos alunos do curso Matemática-Licenciatura da UFMT, Campus Cuiabá. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5030 |
Data defesa documento: | 9-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Tânia de Souza Oliveira.pdf | 354.08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.