Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5066
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa Filho, Jair Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T18:38:55Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17 | - |
dc.date.available | 2025-08-13T18:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA FILHO, Jair Vieira de. Metodologias ativas com uso de tecnologias para a educação musical no ensino médio. 2024. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5066 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-09T15:49:33Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jair Vieira de Sousa Filho.pdf: 2562204 bytes, checksum: 5928dbaa44fb0a788fc133993cd7bdf4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-13T18:38:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jair Vieira de Sousa Filho.pdf: 2562204 bytes, checksum: 5928dbaa44fb0a788fc133993cd7bdf4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-13T18:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Jair Vieira de Sousa Filho.pdf: 2562204 bytes, checksum: 5928dbaa44fb0a788fc133993cd7bdf4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas com uso de tecnologias para a educação musical no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hamond, Luciana Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2318740915392875 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hamond, Luciana Fernandes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2318740915392875 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3470333891845976 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar a aplicação das metodologias ativas com uso de tecnologias para o ensino de artes/música em quatro turmas do 3° ano do ensino médio na E. E. (Escola Estadual) de Ensino Médio Dione Augusta, localizada na cidade de Cuiabá - MT. A contextualização teórica é feita na seguinte sequência: 1) modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick (França; Swanwick, 2002); 2) parâmetros sonoros com base no Pierre Schaeffer (Schaeffer, 2007); 3) Paisagem Sonora de Murray Schafer (Fonterrada, 2016); 4) uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no ensino de música com base em diversos autores (Cernev, 2016; Mattar, 2017 e Hamond, 2019); e finalizando sobre as artes no ensino médio, analisando brevemente alguns pontos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as práticas pedagógicas do séc. XXI. Também é feita uma contextualização do meu Estágio Supervisionado em Educação Musical II e do contexto da E. E. de Ensino Médio Dione Augusta. A E. E. de Ensino Médio Dione Augusta foi campo de investigação para esse trabalho de conclusão de curso e onde realizei meu Estágio Supervisionado em Educação Musical II. O campo de investigação teve como objetivo a criação musical, que foi desenvolvida através de uma narrativa que serviu como plano de fundo para a criação de uma composição de ambientes sonoros utilizando as TDICs. A maioria dos alunos não são músicos nem instrumentistas, então a educação musical no campo de investigação focou em oferecer ferramentas para que possam fazer música com o que têm disponível. É sugerido combinar práticas pedagógicas com o uso de Tecnologias para aproximar as metodologias ativas das gerações de "nativos digitais", tornando o ensino mais familiar para eles. As devolutivas dos alunos foram enviadas no formato de áudio, sendo essas e as narrativas, os resultados obtidos deste TCC. Através das devolutivas dos alunos é possível analisar os resultados obtidos através da prática pedagógica onde a metodologia ativa é amplamente empregada em todas as etapas do processo de educação usando uma adaptação de algumas propostas educacionais dos pedagogos da segunda geração Swanwick e Schafer. No capítulo denominado Metodologia neste trabalho é feita uma tabela onde é comparada o uso dos modelos C(L)A(S)P, Paisagem Sonora e TDICs aplicados às aulas do estágio, e no capítulo denominado Resultados é feita a apresentação e análise das devolutivas dos alunos que é uma Composição de Ambientes Sonoros, feitas a partir de uma narrativa escrita pelos alunos. A partir da análise das devolutivas é possível constatar que os alunos aperfeiçoaram a sua percepção dos sons e lhes trouxeram novos significados artísticos. Também é evidente notar o impacto positivo da integração das metodologias ativas, das práticas pedagógicas contemporâneas com a tecnologia. Concluindo, esse trabalho buscou mostrar a importância da reflexão sobre as práticas educacionais implementadas nas escolas e a necessidade de buscar abordagens e práticas mais efetivas para alcançar uma educação integral, buscando sempre inovações e adaptando-se às demandas do século XXI. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Música - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | TDICs | pt_BR |
dc.subject.keyword | C(L)A(S)P | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagem sonora | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Música - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Jair Vieira de Sousa Filho.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.