Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guimarães, Queila de Oliveira Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T19:05:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23 | - |
dc.date.available | 2025-08-13T19:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Queila de Oliveira Soares. Análise de três métodos de iniciação ao piano: meu piano é divertido, curso de piano e piano adventures. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5068 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-10T11:31:27Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Queila de Oliveira Soares Guimarães.pdf: 911706 bytes, checksum: 102d3e1b4462a9f91cc9b2eb00d478fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-13T19:05:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Queila de Oliveira Soares Guimarães.pdf: 911706 bytes, checksum: 102d3e1b4462a9f91cc9b2eb00d478fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-13T19:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Queila de Oliveira Soares Guimarães.pdf: 911706 bytes, checksum: 102d3e1b4462a9f91cc9b2eb00d478fa (MD5) Previous issue date: 2024-04-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de três métodos de iniciação ao piano : Meu Piano é Divertido, Curso de Piano e Piano Adventures | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bragagnolo, Bibiana Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6620836755250182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bragagnolo, Bibiana Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6620836755250182 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo analisar três métodos de iniciação ao piano visando o uso com crianças de seis anos. Para isso, foram selecionados três métodos de iniciação ao piano com base na experiência prática da autora, sendo eles: Meu Piano é Divertido (BOTELHO, 1987), Curso de Piano (FLETCHER, 1950) e Piano Adventures (FABER e FABER, 1993). Na introdução é feita uma definição do que é método, sua relevância e uma breve história da utilização de métodos na pedagogia do piano. Na revisão de literatura apresentam-se os autores que serviram de base para a pesquisa como Geraldes (2016), Coats (2006), França e Swanwick (2002), Rauta (2018), Uszler et al. (2000), entre outros. Todos os autores concordam que a iniciação musical e a iniciação ao piano, não são simples, devem desenvolver a criatividade, a improvisação, a audição e a expressividade por meio da performance. O livro de Uszler et al. (2000) foi a fundamentação teórica para o estabelecimento dos critérios que serviriam de guia para a análise, sendo eles: leitura, técnica, musicalidade e contexto sociocultural, este último acrescentado nesta pesquisa. A metodologia escolhida foi a qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e documental. Na análise dos métodos foi feita inicialmente uma contextualização que abrange as concepções de ensino de cada um deles. Em seguida, as questões levantadas por Uszler et al. (2000) são respondidas de acordo com cada método de iniciação ao piano. Por fim, são feitas as considerações de acordo com a experiência prática da autora e as considerações finais da pesquisa. Ao fim da pesquisa, não é descartada a utilidade de um método, mas nota-se que mais importante do que a escolha deste, é um professor que domine todas as etapas do ensino e que trabalhe aspectos musicais além das teclas do piano. Mostrou-se necessária a busca por métodos brasileiros que inovassem na leitura e que dessem mais ênfase na técnica e musicalidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Música - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do piano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Métodos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iniciação ao piano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de métodos | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Música - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Queila de Oliveira Soares Guimarães.pdf | 890.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.