Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChamorro, Lara Cristina Alves-
dc.creatorLopes, Nathalia Peaguda-
dc.date.accessioned2025-08-14T17:40:23Z-
dc.date.available2023-11-23-
dc.date.available2025-08-14T17:40:23Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.citationCHAMORRO, Lara Cristina Alves; LOPES, Nathalia Peaguda. Educação alimentar e nutricional para pessoas com deficiência intelectual. 2023. [35] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5094-
dc.description.abstractFood and nutrition education (FNE) is a field of knowledge and continuous and permanent practice that aims to promote autonomy and healthy eating habits. FNE interventions for people with intellectual disabilities (PWID) can be a strategy to contribute to better eating habits, to be considered with other therapies. It is important to consider that PWID often have difficulty accepting and choosing foods, which makes implementing dietary changes challenging. Therefore, approaches need adaptations to be assertive, meeting the specific needs of this group. The aim of this work was to contribute to improving eating habits among students with intellectual disabilities. To this end, FNE actions were proposed to be conducted in the classroom by special education teachers. When planning actions, we sought to taken into consideration the principles for FNE actions contained in the Food and Nutrition Education Reference Framework for public policies (MDS, 2012). The booklet it was made consisting of 17 FNE actions. The actions were planned to contribute, for the most part, to the consumption of greens and vegetables. For each action, the degree of difficulty in carrying it out and the execution time were estimated. In addition to the booklet, the instructional materials necessary to carry out all activities were created and donated to the Association of Parents and Friends of Exceptional Children of Cuiabá (APFEC Cuiabá).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-07-22T13:59:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Lara Cristina Alves Chamorro e Nathália Peaguda Lopes.pdf: 2504252 bytes, checksum: fc22445a0beef2505e82bd7973d21b2a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-14T17:40:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Lara Cristina Alves Chamorro e Nathália Peaguda Lopes.pdf: 2504252 bytes, checksum: fc22445a0beef2505e82bd7973d21b2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-14T17:40:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Lara Cristina Alves Chamorro e Nathália Peaguda Lopes.pdf: 2504252 bytes, checksum: fc22445a0beef2505e82bd7973d21b2a (MD5) Previous issue date: 2023-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional para pessoas com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lorena Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242624889302505pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Lorena Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242624889302505pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ana Paula Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978241476354390pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira, Patrícia Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9622576279299296pt_BR
dc.description.resumoA educação alimentar e nutricional (EAN) é um campo do conhecimento e de prática contínua e permanente que visa a promoção da autonomia e dos hábitos alimentares saudáveis. As intervenções de EAN para pessoas com deficiência intelectual (PCDI) podem ser uma estratégia para contribuição de hábitos alimentares melhores, a ser considerada junto com outras terapias. É importante levar em conta que PCDI frequentemente têm dificuldades em aceitar e escolher alimentos, o que torna desafiador implementar mudanças na dieta. Assim, as abordagens de EAN precisam de adaptações para que sejam assertivas, atendendo às necessidades específicas desse grupo. O presente trabalho teve por objetivo contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares entre estudantes com deficiência intelectual. Para tanto, foram propostas ações de EAN a serem conduzidas em sala de aula por professores da educação especial. Para o planejamento das ações procurou-se levar em consideração os princípios para as ações de EAN constantes no Marco de Referência de educação alimentar e nutricional para políticas públicas (MDS, 2012). Foi produzida uma cartilha composta por 17 ações de EAN. As ações foram planejadas de forma a contribuir, em sua maioria, para o consumo de verduras e legumes. Para cada ação, foi estimado o grau de dificuldade para sua realização e o tempo de execução. Além da cartilha, foram confeccionados os materiais instrucionais necessários para a realização de todas as atividades e doados para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Cuiabá (APAE Cuiabá).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutrição (FANUT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programNutrição - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.keywordEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação de pessoa com deficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúde alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subject.keyword2Food and nutrition educationpt_BR
dc.subject.keyword2Education of intellectually disabledpt_BR
dc.subject.keyword2Food and nutritional health promotionpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Lara Cristina Alves Chamorro e Nathália Peaguda Lopes.pdf2.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.