Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5094
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação alimentar e nutricional para pessoas com deficiência intelectual
Autor(es): Chamorro, Lara Cristina Alves
Lopes, Nathalia Peaguda
Orientador(a): Fonseca, Lorena Barbosa
Membro da Banca: Fonseca, Lorena Barbosa
Membro da Banca: Souza, Ana Paula Alves de
Membro da Banca: Nogueira, Patrícia Simone
Resumo : A educação alimentar e nutricional (EAN) é um campo do conhecimento e de prática contínua e permanente que visa a promoção da autonomia e dos hábitos alimentares saudáveis. As intervenções de EAN para pessoas com deficiência intelectual (PCDI) podem ser uma estratégia para contribuição de hábitos alimentares melhores, a ser considerada junto com outras terapias. É importante levar em conta que PCDI frequentemente têm dificuldades em aceitar e escolher alimentos, o que torna desafiador implementar mudanças na dieta. Assim, as abordagens de EAN precisam de adaptações para que sejam assertivas, atendendo às necessidades específicas desse grupo. O presente trabalho teve por objetivo contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares entre estudantes com deficiência intelectual. Para tanto, foram propostas ações de EAN a serem conduzidas em sala de aula por professores da educação especial. Para o planejamento das ações procurou-se levar em consideração os princípios para as ações de EAN constantes no Marco de Referência de educação alimentar e nutricional para políticas públicas (MDS, 2012). Foi produzida uma cartilha composta por 17 ações de EAN. As ações foram planejadas de forma a contribuir, em sua maioria, para o consumo de verduras e legumes. Para cada ação, foi estimado o grau de dificuldade para sua realização e o tempo de execução. Além da cartilha, foram confeccionados os materiais instrucionais necessários para a realização de todas as atividades e doados para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Cuiabá (APAE Cuiabá).
Resumo em lingua estrangeira: Food and nutrition education (FNE) is a field of knowledge and continuous and permanent practice that aims to promote autonomy and healthy eating habits. FNE interventions for people with intellectual disabilities (PWID) can be a strategy to contribute to better eating habits, to be considered with other therapies. It is important to consider that PWID often have difficulty accepting and choosing foods, which makes implementing dietary changes challenging. Therefore, approaches need adaptations to be assertive, meeting the specific needs of this group. The aim of this work was to contribute to improving eating habits among students with intellectual disabilities. To this end, FNE actions were proposed to be conducted in the classroom by special education teachers. When planning actions, we sought to taken into consideration the principles for FNE actions contained in the Food and Nutrition Education Reference Framework for public policies (MDS, 2012). The booklet it was made consisting of 17 FNE actions. The actions were planned to contribute, for the most part, to the consumption of greens and vegetables. For each action, the degree of difficulty in carrying it out and the execution time were estimated. In addition to the booklet, the instructional materials necessary to carry out all activities were created and donated to the Association of Parents and Friends of Exceptional Children of Cuiabá (APFEC Cuiabá).
Palavra-chave: Educação alimentar e nutricional
Educação de pessoa com deficiência intelectual
Promoção da saúde alimentar e nutricional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Food and nutrition education
Education of intellectually disabled
Food and nutritional health promotion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Curso: Nutrição - CUC
Referência: CHAMORRO, Lara Cristina Alves; LOPES, Nathalia Peaguda. Educação alimentar e nutricional para pessoas com deficiência intelectual. 2023. [35] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5094
Data defesa documento: 1-Nov-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Lara Cristina Alves Chamorro e Nathália Peaguda Lopes.pdf2.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.