Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Kawanne da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-14T19:08:51Z-
dc.date.available2024-04-13-
dc.date.available2025-08-14T19:08:51Z-
dc.date.issued2024-03-03-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Kawanne da Silva. Saber popular: o uso da sucupira preta como método de ensino de química orgânica. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5099-
dc.description.abstractThe integration of popular and scientific knowledge in chemistry education is essential for instilling in students the perception of the value of science in understanding objective reality and its practical application. This study proposes the implementation of a mini-course on herbal teas/infusions for university students of Chemistry, aiming to enrich the teaching of Organic Chemistry in a contextualized and interdisciplinary manner. Through questionnaires and an experimental workshop, students' popular knowledge was surveyed, bringing traditional knowledge into the academic environment and promoting a deeper understanding of chemistry concepts in practice. At the end of the experiment, participants demonstrated a significant transformation in their perception of Chemistry, highlighting the duality between its macroscopic manifestation and theoretical approach. This interdisciplinary approach offers a valuable contribution to a more holistic and contextualized chemistry education, combating excessive specialization and promoting a broader vision of science.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-07-21T17:38:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Kawanne da Silva Ribeiro.pdf: 1069380 bytes, checksum: 613749f23e843b46e067c69c9d59194e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-14T19:08:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Kawanne da Silva Ribeiro.pdf: 1069380 bytes, checksum: 613749f23e843b46e067c69c9d59194e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-14T19:08:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Kawanne da Silva Ribeiro.pdf: 1069380 bytes, checksum: 613749f23e843b46e067c69c9d59194e (MD5) Previous issue date: 2024-03-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSaber popular : o uso da sucupira preta como método de ensino de química orgânicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Lucas Campos Curcino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662838473695956pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Lucas Campos Curcino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662838473695956pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Jussivania de Carvalho Vieira Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4565004985841214pt_BR
dc.contributor.referee3Anjos, Italo Curvelo dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140677602667558pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4278327893479797pt_BR
dc.description.resumoA integração de saberes populares e científicos no ensino de Química é fundamental para instigar nos alunos a percepção do valor da ciência na compreensão da realidade objetiva e sua aplicação prática. Este estudo propõe a implementação de um minicurso sobre chás/infusões para estudantes universitários de Química, visando enriquecer o ensino de Química Orgânica de forma contextualizada e interdisciplinar. Por meio de questionários, palestras e uma oficina experimental, os saberes populares dos alunos foram sondados, trazendo conhecimentos tradicionais para o ambiente acadêmico e promovendo uma compreensão mais aprofundada dos conceitos de química na prática. Ao término do experimento, os participantes demonstraram uma significativa transformação em sua percepção sobre a Química, destacando a dualidade entre sua manifestação macroscópica e abordagem teórica. Esta abordagem interdisciplinar oferece uma valiosa contribuição para uma educação em Química mais holística e contextualizada, combatendo a especialização excessiva de subáreas da química e promovendo uma visão mais abrangente da ciência e da química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordIntegração de saberespt_BR
dc.subject.keywordQuímica orgânicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino em químicapt_BR
dc.subject.keywordSaberes popularespt_BR
dc.subject.keywordEnsino contextualizadopt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keyword2Integration of knowledgept_BR
dc.subject.keyword2Organic chemistrypt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry educationpt_BR
dc.subject.keyword2Popular knowledgept_BR
dc.subject.keyword2Contextualized teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinaritypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Kawanne da Silva Ribeiro.pdf1.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.