Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5099
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Saber popular : o uso da sucupira preta como método de ensino de química orgânica
Autor(es): Ribeiro, Kawanne da Silva
Orientador(a): Vieira, Lucas Campos Curcino
Membro da Banca: Vieira, Lucas Campos Curcino
Membro da Banca: Pereira, Jussivania de Carvalho Vieira Batista
Membro da Banca: Anjos, Italo Curvelo dos
Resumo : A integração de saberes populares e científicos no ensino de Química é fundamental para instigar nos alunos a percepção do valor da ciência na compreensão da realidade objetiva e sua aplicação prática. Este estudo propõe a implementação de um minicurso sobre chás/infusões para estudantes universitários de Química, visando enriquecer o ensino de Química Orgânica de forma contextualizada e interdisciplinar. Por meio de questionários, palestras e uma oficina experimental, os saberes populares dos alunos foram sondados, trazendo conhecimentos tradicionais para o ambiente acadêmico e promovendo uma compreensão mais aprofundada dos conceitos de química na prática. Ao término do experimento, os participantes demonstraram uma significativa transformação em sua percepção sobre a Química, destacando a dualidade entre sua manifestação macroscópica e abordagem teórica. Esta abordagem interdisciplinar oferece uma valiosa contribuição para uma educação em Química mais holística e contextualizada, combatendo a especialização excessiva de subáreas da química e promovendo uma visão mais abrangente da ciência e da química.
Resumo em lingua estrangeira: The integration of popular and scientific knowledge in chemistry education is essential for instilling in students the perception of the value of science in understanding objective reality and its practical application. This study proposes the implementation of a mini-course on herbal teas/infusions for university students of Chemistry, aiming to enrich the teaching of Organic Chemistry in a contextualized and interdisciplinary manner. Through questionnaires and an experimental workshop, students' popular knowledge was surveyed, bringing traditional knowledge into the academic environment and promoting a deeper understanding of chemistry concepts in practice. At the end of the experiment, participants demonstrated a significant transformation in their perception of Chemistry, highlighting the duality between its macroscopic manifestation and theoretical approach. This interdisciplinary approach offers a valuable contribution to a more holistic and contextualized chemistry education, combating excessive specialization and promoting a broader vision of science.
Palavra-chave: Integração de saberes
Química orgânica
Ensino em química
Saberes populares
Ensino contextualizado
Interdisciplinaridade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Integration of knowledge
Organic chemistry
Chemistry education
Popular knowledge
Contextualized teaching
Interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: RIBEIRO, Kawanne da Silva. Saber popular: o uso da sucupira preta como método de ensino de química orgânica. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5099
Data defesa documento: 3-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Kawanne da Silva Ribeiro.pdf1.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.