Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Eduarda Cosmo de Souza-
dc.date.accessioned2025-08-14T19:46:55Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-08-14T19:46:55Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda Cosmo de Souza. Luz, câmera, ação: ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciência. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5100-
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-07-21T18:06:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf: 1091582 bytes, checksum: 915548e776c64cfe13ca46e3d404a078 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-14T19:46:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf: 1091582 bytes, checksum: 915548e776c64cfe13ca46e3d404a078 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-14T19:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf: 1091582 bytes, checksum: 915548e776c64cfe13ca46e3d404a078 (MD5) Previous issue date: 2025-02-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLuz, câmera, ação : ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Laiene Maria Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591073940574350pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Laiene Maria Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591073940574350pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484650266886844pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368854108240810pt_BR
dc.description.resumoO uso de recursos didáticos alternativos, como o cinema, se tornou uma estratégia que pode enriquecer o ensino de Química. Dentre os diversos filmes produzidos, estão Radioactive e Cidade de Gelo, que utilizam uma narrativa para retratar as barreiras enfrentadas pelas mulheres e o seu papel na Ciência, abordando ao longo da trama conceitos científicos, aspectos históricos, desigualdade de gênero e o protagonismo feminino. Neste estudo, o objetivo foi analisar o potencial dos filmes supracitados para a discussão do papel da mulher na Ciência e quais as suas contribuições para o ensino de Química. Para tanto, utilizam uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental, uma vez que analisam os filmes. Buscamos a identificação de assuntos sobre os conhecimentos Químicos mencionados no decorrer das tramas e na determinação de trechos específicos que possam gerar debates e reflexões sobre o tema, investigando publicações relacionadas ao uso do cinema como recurso didático e na discussão do papel da mulher na Ciência. As categorias exploradas foram a ficha técnica, conhecimentos Químicos, potencialidades pedagógicas para a discussão do papel da mulher na Ciência e Ciência e Sociedade. Os resultados analisados evidenciam que os filmes possuem potencialidades para serem utilizados em sala de aula, pois contribuem para contextualizar conceitos científicos ao conectar a Ciência com o cotidiano, além disso, permite discussões sobre questões sociais, como a igualdade de gênero e o papel da mulher na Ciência. As cenas selecionadas apresentam-se como fontes potenciais para auxiliar na construção de conhecimentos Químicos, fomentar debates sobre o papel da mulher na Ciência e potencialidades pedagógicas para desenvolver e abordar novos conhecimentos Químicos e Históricos. Pode-se constatar que, por meio dessas narrativas, é possível promover uma aprendizagem mais participativa e significativa para os alunos, envolvendo conteúdos como a radioatividade, a história sobre os Elementos Químicos, figuras importantes para a Ciência devido as suas contribuições, experimentação no ensino de Química e a relevância significativa das mulheres para o avanço da Ciência. Ademais, a sua utilização na sala de aula pode formar um olhar mais crítico e reflexivo no estudante, essencial para compreender a Ciência como parte integrante e transformadora da sociedade, tornando assim, uma abordagem fundamental para o ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keywordProtagonismo femininopt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordRadioactivept_BR
dc.subject.keywordCidade de gelopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.