Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Maria Eduarda Cosmo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-14T19:46:55Z | - |
dc.date.available | 2025-03-10 | - |
dc.date.available | 2025-08-14T19:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Eduarda Cosmo de Souza. Luz, câmera, ação: ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciência. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5100 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-07-21T18:06:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf: 1091582 bytes, checksum: 915548e776c64cfe13ca46e3d404a078 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-14T19:46:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf: 1091582 bytes, checksum: 915548e776c64cfe13ca46e3d404a078 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-14T19:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf: 1091582 bytes, checksum: 915548e776c64cfe13ca46e3d404a078 (MD5) Previous issue date: 2025-02-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Luz, câmera, ação : ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Irene Cristina de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2638382068961952 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Laiene Maria Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6591073940574350 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mello, Irene Cristina de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2638382068961952 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Laiene Maria Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6591073940574350 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0368854108240810 | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de recursos didáticos alternativos, como o cinema, se tornou uma estratégia que pode enriquecer o ensino de Química. Dentre os diversos filmes produzidos, estão Radioactive e Cidade de Gelo, que utilizam uma narrativa para retratar as barreiras enfrentadas pelas mulheres e o seu papel na Ciência, abordando ao longo da trama conceitos científicos, aspectos históricos, desigualdade de gênero e o protagonismo feminino. Neste estudo, o objetivo foi analisar o potencial dos filmes supracitados para a discussão do papel da mulher na Ciência e quais as suas contribuições para o ensino de Química. Para tanto, utilizam uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental, uma vez que analisam os filmes. Buscamos a identificação de assuntos sobre os conhecimentos Químicos mencionados no decorrer das tramas e na determinação de trechos específicos que possam gerar debates e reflexões sobre o tema, investigando publicações relacionadas ao uso do cinema como recurso didático e na discussão do papel da mulher na Ciência. As categorias exploradas foram a ficha técnica, conhecimentos Químicos, potencialidades pedagógicas para a discussão do papel da mulher na Ciência e Ciência e Sociedade. Os resultados analisados evidenciam que os filmes possuem potencialidades para serem utilizados em sala de aula, pois contribuem para contextualizar conceitos científicos ao conectar a Ciência com o cotidiano, além disso, permite discussões sobre questões sociais, como a igualdade de gênero e o papel da mulher na Ciência. As cenas selecionadas apresentam-se como fontes potenciais para auxiliar na construção de conhecimentos Químicos, fomentar debates sobre o papel da mulher na Ciência e potencialidades pedagógicas para desenvolver e abordar novos conhecimentos Químicos e Históricos. Pode-se constatar que, por meio dessas narrativas, é possível promover uma aprendizagem mais participativa e significativa para os alunos, envolvendo conteúdos como a radioatividade, a história sobre os Elementos Químicos, figuras importantes para a Ciência devido as suas contribuições, experimentação no ensino de Química e a relevância significativa das mulheres para o avanço da Ciência. Ademais, a sua utilização na sala de aula pode formar um olhar mais crítico e reflexivo no estudante, essencial para compreender a Ciência como parte integrante e transformadora da sociedade, tornando assim, uma abordagem fundamental para o ensino de Química. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protagonismo feminino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Radioactive | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidade de gelo | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.