Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5100
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Luz, câmera, ação : ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciência |
Autor(es): | Santos, Maria Eduarda Cosmo de Souza |
Orientador(a): | Mello, Irene Cristina de |
Coorientador: | Santos, Laiene Maria Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Santos, Laiene Maria Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Resumo : | O uso de recursos didáticos alternativos, como o cinema, se tornou uma estratégia que pode enriquecer o ensino de Química. Dentre os diversos filmes produzidos, estão Radioactive e Cidade de Gelo, que utilizam uma narrativa para retratar as barreiras enfrentadas pelas mulheres e o seu papel na Ciência, abordando ao longo da trama conceitos científicos, aspectos históricos, desigualdade de gênero e o protagonismo feminino. Neste estudo, o objetivo foi analisar o potencial dos filmes supracitados para a discussão do papel da mulher na Ciência e quais as suas contribuições para o ensino de Química. Para tanto, utilizam uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental, uma vez que analisam os filmes. Buscamos a identificação de assuntos sobre os conhecimentos Químicos mencionados no decorrer das tramas e na determinação de trechos específicos que possam gerar debates e reflexões sobre o tema, investigando publicações relacionadas ao uso do cinema como recurso didático e na discussão do papel da mulher na Ciência. As categorias exploradas foram a ficha técnica, conhecimentos Químicos, potencialidades pedagógicas para a discussão do papel da mulher na Ciência e Ciência e Sociedade. Os resultados analisados evidenciam que os filmes possuem potencialidades para serem utilizados em sala de aula, pois contribuem para contextualizar conceitos científicos ao conectar a Ciência com o cotidiano, além disso, permite discussões sobre questões sociais, como a igualdade de gênero e o papel da mulher na Ciência. As cenas selecionadas apresentam-se como fontes potenciais para auxiliar na construção de conhecimentos Químicos, fomentar debates sobre o papel da mulher na Ciência e potencialidades pedagógicas para desenvolver e abordar novos conhecimentos Químicos e Históricos. Pode-se constatar que, por meio dessas narrativas, é possível promover uma aprendizagem mais participativa e significativa para os alunos, envolvendo conteúdos como a radioatividade, a história sobre os Elementos Químicos, figuras importantes para a Ciência devido as suas contribuições, experimentação no ensino de Química e a relevância significativa das mulheres para o avanço da Ciência. Ademais, a sua utilização na sala de aula pode formar um olhar mais crítico e reflexivo no estudante, essencial para compreender a Ciência como parte integrante e transformadora da sociedade, tornando assim, uma abordagem fundamental para o ensino de Química. |
Palavra-chave: | Ensino de química Protagonismo feminino Cinema Radioactive Cidade de gelo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SANTOS, Maria Eduarda Cosmo de Souza. Luz, câmera, ação: ensino de química e o cinema como estratégia para a discussão do papel da mulher na ciência. 2025. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5100 |
Data defesa documento: | 11-Fev-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2025_Maria Eduarda Cosmo de Souza Santos.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.