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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reaproveitamento de eletrodos de pH para determinação de cloreto : uma abordagem experimental para o ensino de química
Autor(es): Silva, Cleyton Carlos Santos da
Orientador(a): Dalla Villa, Ricardo
Membro da Banca: Dalla Villa, Ricardo
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Brugnera, Michelle Fernanda
Resumo : Este trabalho aborda o reaproveitamento de eletrodo de pH para determinação de cloreto, destacando o seu papel essencial para o ensino de Química. Diante disso, foi avaliado o reaproveitamento de eletrodos danificados, utilizados para medidas de pH, na determinação de íons cloreto, propondo-se uma abordagem educativa para aulas de Química Analítica. A primeira etapa do trabalho foi a remoção da membrana de vidro íon seletiva do eletrodo para medidas de pH. Em seguida, foi avaliada a resposta deste eletrodo, em milivolts (mV), em soluções com diferentes concentrações de cloreto. Nestes ensaios, foi observado uma elevada correlação linear (R > 0,96) entre a resposta do eletrodo e concentrações de cloreto no intervalo de 1,55 x 10-1 M a 2,00 x 10-2 M . Também foi avaliada a aplicação do eletrodo modificado em titulações potenciométricas, onde foram obtidas curvas de titulação muito bem definidas que permitem a abordagem de outros assuntos como o equilíbrio de solubilidade do cloreto de prata. Ensaios feitos em replicatas evidenciam que as respostas são precisas com coeficientes de variação inferiores a 1,18%. A exatidão foi avaliada por meio da comparação dos resultados obtidos em titulações potenciométricas e condutométricas, feitas simultaneamente com a mesma amostra. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os volumes do titulante no ponto final obtidos pelas duas técnicas, indicando uma elevada exatidão do método (t = 2,13 < t95% = 2,78). Os resultados obtidos demonstram que o eletrodo modificado pode ser uma alternativa viável e eficiente, não apenas para a determinação de íons cloreto, mas também para aplicações educativas em Química Analítica, promovendo sustentabilidade e conscientização ambiental. Além disso, sua utilização no ensino contribui para a aprendizagem ativa, aproximando os estudantes da prática científica. Por fim, um roteiro experimental foi desenvolvido para estimular o pensamento crítico e interdisciplinar em sala de aula, alinhando-se à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ao incentivar reflexões sobre o impacto ambiental e social das práticas laboratoriais.
Resumo em lingua estrangeira: This work addresses the reuse of a pH electrode for chloride determination, highlighting its essential role in Chemistry education. In this context, the reuse of damaged electrodes, previously used for pH measurements, was evaluated for chloride ion determination, proposing an educational approach for Analytical Chemistry classes. The first step of the study involved removing the ion-selective glass membrane from the pH electrode. Next, the electrode's response, in millivolts (mV), was evaluated in solutions with different chloride concentrations. These tests showed a high linear correlation (R > 0.96) between the electrode response and chloride concentrations in the range of 1.55 × 10⁻¹ M to 2.00 × 10⁻² M. The application of the modified electrode in potentiometric titrations was also assessed, yielding well-defined titration curves that enable discussions on topics such as the solubility equilibrium of silver chloride. Replicated experiments demonstrated that the responses were precise, with variation coefficients below 1.18%. Accuracy was evaluated by comparing the results obtained from potentiometric and conductometric titrations performed simultaneously on the same sample. No statistical differences were observed between the titrant volumes at the equivalence point obtained by both techniques, indicating high accuracy of the method (t = 2.13 < t₉₅% = 2.78). The results demonstrate that the modified electrode is a viable and efficient alternative not only for chloride ion determination but also for educational applications in Analytical Chemistry, promoting sustainability and environmental awareness. Furthermore, its use in education enhances active learning by bringing students closer to scientific practice. Finally, an experimental guide was developed to stimulate critical and interdisciplinary thinking in the classroom, aligning with the Science, Technology, Society, and Environment (STSE) approach by encouraging reflections on the environmental and social impact of laboratory practices.
Palavra-chave: Eletrodo de vidro combinado
Abordagem experimental
Ensino de química
Equilíbrio de solubilidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Combined glass electrode
Determination
Experimental approach
Chemistry teaching
Solubility equilibrium
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Curso: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Cleyton Carlos Santos da. Reaproveitamento de eletrodos de pH para determinação de cloreto: uma abordagem experimental para o ensino de química. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5103
Data defesa documento: 19-Fev-2025
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

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