Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5145
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | História em jogos : Afro Quiz como ferramenta pedagógica |
Autor(es): | Paixão, Milienne Stephanie Silva Teixeira |
Orientador(a): | Carvalho, Joselene Ieda dos Santos Lopes de |
Membro da Banca: | Carvalho, Joselene Ieda dos Santos Lopes de |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Membro da Banca: | Cavalcanti Junior, Ary Albuquerque |
Resumo : | O presente trabalho apresenta o Jogo “Afro Quiz” desenvolvido pela autora com auxílio da lei 10.639/03 que torna o ensino de história da África e cultura afro-brasileira como obrigatórios na educação. Esse jogo foi criado para servir como auxílio para professores e professoras do ensino fundamental e médio. O objetivo desta pesquisa é discutir uma releitura da memória construída acerca da população negra desde o pós- abolição, desta forma o jogo busca fazer o jogador procurar na sociedade a sua volta pessoas que estão em lugar de protagonismo. Para elaboração do “Afro Quiz” foi realizado uma busca na Base Nacional Comum Curricular – BNCC para saber quais são as competências que se enquadra com o jogo, sendo elas, a “(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas” e ainda, “(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas”. Ao final da pesquisa foi gerado o “Afro Quiz”, um jogo de baralho que teve sua inspiração no jogo “UNO” , um jogo já difundido no Brasil. O “Afro Quiz” foi passado em classe para turmas do 8 ano do ensino fundamental e 1 ano do ensino médio, após a sua aplicação, foi aplicado juntamente um questionário com 16 perguntas, para saber eficácia do jogo junto ao tema proposto, que gerou 43 questionários que será apresentado e discutido nessa pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper presents the “Afro Quiz” game developed by the author with the help of Law 10.639/03, which makes the teaching of African history and Afro-Brazilian culture compulsory in education. This game was created to serve as an aid for primary and secondary school teachers. The aim of this research is to discuss a re-reading of the memory built up about the black population since the post-abolition period, so the game seeks to make the player look for black people in the society around them who are in a leading role. In order to prepare the “Afro Quiz”, a search was carried out in the National Common Curricular Base - BNCC to find out which competences fit in with the game, namely, “(EF08HI19) Formulate questions about the legacy of slavery in the Americas, based on the selection and consultation of sources of different natures” and also, “(EF08HI20) Identify and relate aspects of current social structures with the legacies of slavery in Brazil and discuss the importance of affirmative action”. At the end of the research, “Afro Quiz” was created, a card game inspired by the game “UNO”. a game already widespread in Brazil. The “Afro Quiz” was given in class to classes in the 8th year of elementary school and the 1st year of secondary school. After its application, a questionnaire with 16 questions was applied to find out how effective the game was in relation to the proposed theme, which generated 43 questionnaires that will be presented and discussed in this research. |
Palavra-chave: | Afro Quiz Lei 10639/03 História da África Educação das relações étnico-raciais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Afro Quiz Law 10639/03 History of Africa Education of ethnic-racial relations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | História - CUC - Licenciatura |
Referência: | PAIXÃO, Milienne Stephanie Silva Teixeira. História em jogos: Afro Quiz como ferramenta pedagógica. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5145 |
Data defesa documento: | 11-Oct-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | História - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Milienne Stephanie Silva Teixeira Paixão.pdf | 637.58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.