Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Lozia Barros-
dc.date.accessioned2025-08-19T17:46:45Z-
dc.date.available2025-11-28-
dc.date.available2025-08-19T17:46:45Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.citationMACIEL, Lozia Barros. Contextualização da educação ambiental a partir da química: um estudo documental feito em livros didáticos e material estruturado para o ensino médio. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5149-
dc.description.abstractEnvironmental Education, based on Chemistry, is currently recognized as a broad field of research, with numerous publications addressing this topic, which reinforces its importance in the teaching-learning process. In the school context, Textbooks (Textbooks) are an important source of information for teachers and students. This paper analyzes the approach to Environmental Chemistry in textbooks and Structured Material used in High School, with an emphasis on its effectiveness in promoting Environmental Education. The research, based on a qualitative documentary analysis, investigated how environmental issues are addressed in two textbooks selected by the National Textbook Program and in the Structured Material used in the state of Mato Grosso, all for the second year of High School. The analysis sought to identify, among other factors, whether the authors address the environmental issue and how they relate it to the chemical content, the contextualization of material disposal, and the sustainable attitudes present. It was found that, in general, environmental content is present in Chemistry textbooks. For example, such as pollution, consumption and use of mercury in mining, however, these topics are still explored in a limited way. The study showed that the exploration of the topics is insufficient to promote a more contextualized approach and critical reflection on environmental issues by students. Thus, Environmental Chemistry is still little addressed in Chemistry textbooks, so this approach may not be able to promote significant changes in awareness and attitude towards environmental problems. The research concludes that it is necessary for textbooks and Structured Material to broaden the discussion of environmental issues, going beyond the simple memorization of concepts, and adopt a more integrated approach with other disciplines.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-08-15T18:21:10Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Lozia Barros Maciel.pdf: 584170 bytes, checksum: 590239db5570be9ef50d30d4db6dfc33 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-19T17:46:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Lozia Barros Maciel.pdf: 584170 bytes, checksum: 590239db5570be9ef50d30d4db6dfc33 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T17:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Lozia Barros Maciel.pdf: 584170 bytes, checksum: 590239db5570be9ef50d30d4db6dfc33 (MD5) Previous issue date: 2024-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContextualização da educação ambiental a partir da química : um estudo documental feito em livros didáticos e material estruturado para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee2Massola, Bruna Cristina Prolo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5411019979944472pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, João Vicente Jorge-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5359418648008735pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental, a partir da Química, é atualmente reconhecida como um amplo campo de pesquisa, com inúmeras publicações que tratam desse tema o que fortalece sua importância no processo de ensino-aprendizagem. No contexto escolar, o Livro Didático (LD) é uma importante fonte de informação para professores e estudantes. Este trabalho analisa a abordagem da Química Ambiental nos livros didáticos e no Material Estruturado utilizado no Ensino Médio, com ênfase na sua efetividade para promover a Educação Ambiental. A pesquisa, baseada em uma análise documental qualitativa, investigou como os temas ambientais são tratados em dois livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático e no Material Estruturado utilizado no estado de Mato Grosso, todos do segundo ano do Ensino Médio. A análise procurou identificar, dentre outros fatores, se os autores abordam o tema ambiental e como o relacionam ao conteúdo químico, à contextualização de descarte de materiais e às atitudes sustentáveis presente. Constatou-se que, de modo geral, que o conteúdo ambiental está presente nos livros de Química. Por exemplo, como poluição, consumo e uso de mercúrio em garimpo, porém esses temas ainda são explorados de maneira limitada. O estudo mostrou que a exploração dos temas é insuficiente para promover uma abordagem mais contextualizada e a reflexão crítica dos estudantes sobre questões ambientais. Desse modo, a Química Ambiental ainda é pouco abordada nos livros didáticos de Química, de modo que essa abordagem pode não ser capaz de promover mudanças significativas de sensibilização e atitude diante dos problemas ambientais. A pesquisa conclui que é necessário que os livros didáticos e o Material Estruturado ampliem a discussão de temas ambientais, indo além da simples memorização de conceitos, e adotem uma abordagem mais integrada com outras disciplinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordQuímica ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keyword2Environmental educationpt_BR
dc.subject.keyword2Environmental chemistrypt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Textbookspt_BR
dc.subject.keyword2Structured materialpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Lozia Barros Maciel.pdf570.48 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.