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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5149
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contextualização da educação ambiental a partir da química : um estudo documental feito em livros didáticos e material estruturado para o ensino médio |
Autor(es): | Maciel, Lozia Barros |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Massola, Bruna Cristina Prolo |
Membro da Banca: | Rodrigues, João Vicente Jorge |
Resumo : | A Educação Ambiental, a partir da Química, é atualmente reconhecida como um amplo campo de pesquisa, com inúmeras publicações que tratam desse tema o que fortalece sua importância no processo de ensino-aprendizagem. No contexto escolar, o Livro Didático (LD) é uma importante fonte de informação para professores e estudantes. Este trabalho analisa a abordagem da Química Ambiental nos livros didáticos e no Material Estruturado utilizado no Ensino Médio, com ênfase na sua efetividade para promover a Educação Ambiental. A pesquisa, baseada em uma análise documental qualitativa, investigou como os temas ambientais são tratados em dois livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático e no Material Estruturado utilizado no estado de Mato Grosso, todos do segundo ano do Ensino Médio. A análise procurou identificar, dentre outros fatores, se os autores abordam o tema ambiental e como o relacionam ao conteúdo químico, à contextualização de descarte de materiais e às atitudes sustentáveis presente. Constatou-se que, de modo geral, que o conteúdo ambiental está presente nos livros de Química. Por exemplo, como poluição, consumo e uso de mercúrio em garimpo, porém esses temas ainda são explorados de maneira limitada. O estudo mostrou que a exploração dos temas é insuficiente para promover uma abordagem mais contextualizada e a reflexão crítica dos estudantes sobre questões ambientais. Desse modo, a Química Ambiental ainda é pouco abordada nos livros didáticos de Química, de modo que essa abordagem pode não ser capaz de promover mudanças significativas de sensibilização e atitude diante dos problemas ambientais. A pesquisa conclui que é necessário que os livros didáticos e o Material Estruturado ampliem a discussão de temas ambientais, indo além da simples memorização de conceitos, e adotem uma abordagem mais integrada com outras disciplinas. |
Resumo em lingua estrangeira: | Environmental Education, based on Chemistry, is currently recognized as a broad field of research, with numerous publications addressing this topic, which reinforces its importance in the teaching-learning process. In the school context, Textbooks (Textbooks) are an important source of information for teachers and students. This paper analyzes the approach to Environmental Chemistry in textbooks and Structured Material used in High School, with an emphasis on its effectiveness in promoting Environmental Education. The research, based on a qualitative documentary analysis, investigated how environmental issues are addressed in two textbooks selected by the National Textbook Program and in the Structured Material used in the state of Mato Grosso, all for the second year of High School. The analysis sought to identify, among other factors, whether the authors address the environmental issue and how they relate it to the chemical content, the contextualization of material disposal, and the sustainable attitudes present. It was found that, in general, environmental content is present in Chemistry textbooks. For example, such as pollution, consumption and use of mercury in mining, however, these topics are still explored in a limited way. The study showed that the exploration of the topics is insufficient to promote a more contextualized approach and critical reflection on environmental issues by students. Thus, Environmental Chemistry is still little addressed in Chemistry textbooks, so this approach may not be able to promote significant changes in awareness and attitude towards environmental problems. The research concludes that it is necessary for textbooks and Structured Material to broaden the discussion of environmental issues, going beyond the simple memorization of concepts, and adopt a more integrated approach with other disciplines. |
Palavra-chave: | Educação ambiental Química ambiental Ensino médio Livros didáticos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental education Environmental chemistry High school Textbooks Structured material |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | MACIEL, Lozia Barros. Contextualização da educação ambiental a partir da química: um estudo documental feito em livros didáticos e material estruturado para o ensino médio. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5149 |
Data defesa documento: | 25-Out-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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