Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Nilda Fernandes-
dc.date.accessioned2025-08-20T19:28:37Z-
dc.date.available2012-
dc.date.available2025-08-20T19:28:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Nilda Fernandes. Ouvidoria geral do CES/SUS/MT como ferramenta do controle social visando a qualidade de vida do usuário. 2012. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Administrativo e Administração Pública) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5172-
dc.description.abstractCe travail intitulé Service Clients Général du Conseil d’État de la Santé/Système Unique de Santé/SUS/MT comme outil de contrôle social visant à la qualité de vie des usagers, se propose de montrer l’importance de ce Service Clients comme un lien de base entre le citoyen et la gestion dans la résolution des problèmes individuels et collectifs, en se constituant, de cette façon, un mécanisme de renforcement du Système Unique de Santé, une fois qu’il exerce concomitamment le contrôle de l’action publique, la défense de l’exercice du droit à la santé et fournit des subventions pour une prise de décision de la gestion. Cette recherche a été menée à travers la consultation de journaux, livres, législation, sur l’internet, recherches documentaires avec l’analyse du rapport de gestion des anées 2009 et 2010 et de documents publiques fournis par le Service Clients Général/SUS/MT. Cette recherche se donne pour but d’analyiser le rôle de ce Service comme un outil de contrôle social, quant aux objectifs spécifiques, nous cherchons à contextualiser historiquement ce Service comme un modèle novateur de gestion; présenter les avances et défis au cours des années de son existence; démontrer les principaux résultats des contacts qui ont été effectués entre 2009 et 2010. L’accomplissement de ce travail a permis de conclure que les infomations produites par le Service Clients Général/SUS/MT ne sont pas utilisées correctement par la gestion, en dépit de son importance pour le contrôle social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-08-09T15:33:45Z No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Nilda Fernandes Ribeiro.pdf: 531571 bytes, checksum: df1974a47abe4dcb735496ac367324fb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-20T19:28:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Nilda Fernandes Ribeiro.pdf: 531571 bytes, checksum: df1974a47abe4dcb735496ac367324fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-20T19:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCP_2012_Nilda Fernandes Ribeiro.pdf: 531571 bytes, checksum: df1974a47abe4dcb735496ac367324fb (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOuvidoria geral do CES/SUS/MT como ferramenta do controle social visando a qualidade de vida do usuáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Vera Lucia Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9202595014748967pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Vera Lucia Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9202595014748967pt_BR
dc.contributor.referee2Thenquini, Jose Aparecido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0093671093831552pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3732216357838514pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado Ouvidoria Geral do Conselho Estadual de Saúde/SUS/MT como ferramenta do Controle Social visando à qualidade de vida do Usuário, propõe-se a mostrar a importância desta Ouvidoria com elo de base entre o cidadão e a gestão na solução de problemas individuais e coletivos, constituindo-se, desta forma, em um mecanismo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde, uma vez que exerce concomitantemente o controle da atuação do Estado, a defesa do exercício do direito à saúde e possibilita subsídios para a tomada de decisão da gestão. Tal pesquisa foi realizada através de consulta à internet, jornais, livros, legislação, levantamento documental com análise de relatório de gestão dos anos 2009 e 2010 e documentos públicos disponibilizados por esta Ouvidoria. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar o papel da Ouvidoria Geral do CES/SUS/MT como ferramenta de controle social, quanto aos objetivos específicos busca-se contextualizá-la historicamente como um modelo inovador de gestão; apresentar os avanços e desafios ao longo dos anos de sua existência; demonstrar os principais resultados oriundos dos atendimentos que foram realizados no período de 2009 e 2010. Com a realização deste trabalho, foi possível concluir que as informações produzidas pela Ouvidoria Geral do CES/SUS/MT não estão sendo utilizadas adequadamente pela gestão, em que pese sua importância para o controle social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programDireito Administrativo e Administração Pública - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVOpt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordControle socialpt_BR
dc.subject.keywordOuvidoria de saúdept_BR
dc.subject.keyword2Santé publiquept_BR
dc.subject.keyword2Contrôle socialpt_BR
dc.subject.keyword2Centre de service client santépt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Direito Administrativo e Administração Pública

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2012_Nilda Fernandes Ribeiro.pdf519.11 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.