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http://bdm.ufmt.br/handle/1/5205
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A percepção ambiental dos estudantes do ensino médio sobre unidade de conservação : Poconé - MT |
Autor(es): | Furtado, Cleidiane Rondon |
Orientador(a): | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Resumo : | A criação das Unidades de Conservação (UCs) são estratégias importantes de proteção dos recursos naturais protegidos por lei. Neste contexto o objetivo do presente estudo é conhecer a percepção ambiental dos estudantes da Escola Estadual Prof° Eucaris Nunes da Cunha e Moraes sobre as Unidade de Conservação. A escola esta localizada na cidade de Poconé – MT. Foram envolvidos 60 estudantes do ensino médio. Foi aplicado questionários com perguntas fechadas e objetivas. Os resultados apontaram que 36% dos estudantes. 43% ouviram falar de Unidades de conservação pela televisão, 16% pela na internet, 30% na escola, 8% em outros como no trabalho e 10% não responderam. 35% dos estudantes participantes da pesquisa não sabem que na cidade existe unidade de conservação 3.3% dizem que não existe e 61,7% responderam que existe. 46% responderam que não e 54% já visitaram. A maioria dos estudantes (46%) sabe que o tipo de UC existente na cidade é Parque e 35% ressaltaram a existência de estrada parque. Em relação ao número de unidade de conservação existente no município 67% dos participantes marcaram mais de 5 (cinco). É importante ressaltar que 40% não sabem. Quanto à questão do principal objetivo de uma unidade de conservação, 81% marcaram a opção de preservação e conservação dos recursos naturais, 6% lazer, 6% turismo, 8% não sabem e 0% nenhuma das alternativas. De modo geral, os dados revelaram que maioria dos estudantes tem algum conhecimento sobre o assunto, porem um pouco confuso, Dessa forma sugerimos que a escola trabalhe a questão ambiental na perspectiva da aprendizagem significativa, na medida em que novos conteúdos sejam incorporados às estruturas de conhecimento dos alunos, e adquirem novos significados para eles a partir da relação com seus conhecimentos prévios. |
Resumo em lingua estrangeira: | The creation of Protected Areas (PAs) is an important strategy to protect natural resources by use of the law. Under this context, the objective of the present study was to determine how much the students of the State High school Professor Eucaris Nunes da Cunha e Moraes know about conservation units. The school is located at Poconé municipality, Mato Grosso State. A set of objective questions was given to sixty high school students. The results show that 43% of students has heard about Protected Areas on television, 16% on the Internet, 30% at school, 8% other means such as at work, and 10% did not answer. When asked about the local conservation areas, 35% of students did not know if there are conservation unities in the city, and 3% assure that there are not, and 61% answered that there are. Approximately half of the students (46%) have not visited the area, and half (54%) of them have visited. Also, half of the students (46%) know that the kind of the conservation area in the city is the park and 35% also emphasized the existence of a park road. Regarding the number of conservation units in the municipality, 67% of participants indicated more than five units, and 40% do not know exactly. On the question of the primary purpose of a conservation area, 81% marked the option of preservation and conservation of natural resources, 6% leisure, 6% tourism, 8% do not know. Overall, the data reveal that most students have some knowledge about conservation areas, but it is a little confusing. Thus we suggest schools work on the environmental issue in a meaningful way for the students, that new subjects are incorporated into already gained knowledge structures, so subjects get new meanings for them, from the addition on their prior knowledge. |
Palavra-chave: | Percepção ambiental Escola Unidades de conservação Educação ambiental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental perception School Conservation units Environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Gestão e Perícia Ambiental - CUC |
Referência: | FURTADO, Cleidiane Rondon. A percepção ambiental dos estudantes do ensino médio sobre unidade de conservação: Poconé - MT. 2013. 35 f. TCC (Especialização em Gestão e Perícia Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5205 |
Data defesa documento: | 27-Nov-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Gestão e Perícia Ambiental |
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