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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estabilização e proteção da barranca do Rio Cuiabá com uso de pneus inservíveis e solo local
Autor(es): Ferreira, Marcos Aurélio Botelho
Orientador(a): Girard, Pierre
Membro da Banca: Girard, Pierre
Resumo : O presente projeto de intervenção visa propor uma solução alternativa para estabilizar as margens do Rio Cuiabá na proximidade do município de Barão de Melgaço-MT. Uma vez o problema ambiental identificado, a solução proposta é economicamente viável e ambientalmente sustentável, propondo benefícios ao meio ambiente, de duas maneiras significativas. Em primeiro lugar estabiliza e protege a barranca do rio Cuiabá, com uso de pneus inservíveis (veículos de passeio). Em segundo lugar atende a legislação que trata da destinação adequada dos pneus evitando que estes rejeitos sejam descartados inadequadamente, causando problemas ambientais e a saúde publica. A proposta da construção do muro de arrimo ou muro de espera, com uso de pneus, solo local e revestimento vegetal, iniciou-se com a constatação e observação do acelerado processo erosivo na confluência do rio Piraím e Rio Cuiabá/Rio Novo, num curto período de tempo (4 anos). A proteção vegetal ou revestimento vegetal, será a etapa complementar, onde proporemos o plantio de espécies nativas arbustivas, gramíneas e herbáceas de rápido crescimento, levando em consideração a baixa fertilidade natural do solo e a sazonalidade do rio (períodos de cheia e seca), além de melhorar a estrutura do física e biológica do solo, amenizará o impacto visual causado pelos pneus. O avanço do processo erosivo neste local tem preocupado a comunidade ribeirinha local, que não vislumbra uma solução rápida e viável para controlar e conter pontualmente o avanço da erosão fluvial.
Resumo em lingua estrangeira: This intervention project aims to propose an alternative solution to stabilize the banks of the Cuiabá River near the town of Baron Melgaço - MT . Once the environmental problem identified , the proposed solution is economically viable and environmentally sustainable , offering benefits to the environment , in two significant ways . Firstly stabilizes and protects the bank of the river Cuiabá , using scrap tires ( passenger vehicles ) . Secondly meets the legislation dealing with the proper disposal of tires avoiding these tailings are disposed of improperly , causing environmental and public health problems . The proposed construction of the retaining wall or fence waiting , with the use of tires , local soil and vegetation cover , began with the realization and observation of accelerated erosion at the confluence of the river and Piraím Cuiabá River / New River , a short period ( 4 years). The plant protection or coating plant will be the second half , which propose the planting of native shrubs , grasses and herbaceous rapid growth , considering the very low fertility of the soil and the seasonality of the river ( periods of flood and drought ) , and to improve the physical and biological structure of the soil, will ease the visual impact caused by the tires . The advancement of erosion at this location has concerned the riverside community site, which does not see a quick and feasible to control and contain the timely advancement of fluvial erosion.
Palavra-chave: Erosão fluvial
Estabilização
Empirismo
Proteção vegetal
Palavra-chave em lingua estrangeira: River erosion
Stabilization
Empiricism
Plant protection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Gestão e Perícia Ambiental - CUC
Referência: FERREIRA, Marcos Aurélio Botelho. Estabilização e proteção da barranca do Rio Cuiabá com uso de pneus inservíveis e solo local. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Perícia Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5215
Data defesa documento: 27-Nov-2013
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão e Perícia Ambiental

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