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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimentos e atividade educativa sobre dengue : a perspectiva de estudantes e docentes de uma escola de educação profissional em Cuiabá, MT
Autor(es): Vaez, Katiane Miranda
Orientador(a): Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Santos, Eliana Celestino da Paixão Rodrigues dos
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Resumo : Dentre os agravos à saúde que têm acometido a população brasileira, destaca-se a dengue, a qual requer ações de controle integradas e participativas. São muitos os fatores envolvidos no crescimento dos casos de Dengue no Brasil, entre eles podemos citar a falta de investimento em Educação Ambiental, o desenvolvimento desordenado da cidade, o modo de vida capitalista, o aumento na mobilidade da população e no fluxo de turistas. Estes fatores acabaram estabelecendo oportunidades para que os vírus e o vetor da Dengue se movimentassem entre os municípios, estados e países. Embora muitas pesquisas estejam ocorrendo, há pouca informação sobre as percepções e conhecimentos da população sobre a doença em contextos locais e regionais. As consequências de uma epidemia dessa doença são sentidas em diversas áreas sociais, tais como a economia, a educação e saúde. Reconhecendo a possibilidade e importância da educação como ferramenta de obtenção de um ambiente mais saudável, este trabalho teve como objetivos avaliar o impacto de uma ação de educação ambiental sobre Dengue em estudantes de uma escola de educação profissional de Cuiabá/MT para contribuir no combate à dengue, caracterizar a população participante, avaliar o nível de conhecimento que estes estudantes e docentes possuem sobre a Dengue, desenvolver ação educativa sobre a Dengue e verificar seu impacto sobre o nível de conhecimento sobre a doença. Para isso, apoiou-se no levantamento de material bibliográfico e questionário aplicado a estudantes e docentes em uma escola de educação profissional. Como atividade educativa, foi aplicado um Jogo da Dengue, desenvolvido pelo Comitê Interinstitucional da Dengue da Universidade Federal de Mato Grosso e apresentação das principais características da doença e vetores. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, os materiais informativos de que dispõem são insuficientes para mudanças de comportamento e que as pessoas ainda continuam com a mentalidade de que a doença não é grave e que as mudanças não ocorrem, pois acreditam que não acontecerá com elas.
Resumo em lingua estrangeira: Among the health problems that have affected the Brazilian population, there is dengue, which requires control actions integrated and participatory. There are many factors involved in the growth of cases of Dengue in Brazil, among them we can mention the lack of investment in Environmental Education, disordered development of the city, the capitalist mode of life, increased mobility of the population and the influx of tourists. These factors eventually establishing opportunities for the virus and the vector of dengue is movements between municipalities, states and countries. Although many researches are taking place, there is little information on the perceptions and knowledge of the population about the disease in local and regional contexts.The consequences of an epidemic of this disease are felt in various social areas, such as the economy, education and health. Recognizing the possibility and importance of education as obtaining a healthier environment tool, this study aimed to evaluate the impact of an environmental education action on Dengue in students of a vocational education Cuiabá - MT to contribute in combating dengue, characterize the participant population, assess the level of knowledge they have about students and teachers dengue, developing educational action on dengue and check its impact on the level of knowledge about the disease. For this, she leaned on the survey of publications and questionnaires administered to students and teachers in a vocational education. As an educational activity, we applied a Game of Dengue, developed by the Inter-institutional Committee Dengue, Federal University of Mato Grosso and presentation of the main features of the disease and vectors. The results indicate that knowledge about the disease is superficial, the informational material available to them are insufficient to change behavior and that people are still with the mindset that the disease is not serious and that the changes do not occur because they believe not happen with them.
Palavra-chave: Dengue
Educação ambiental
Escola
Palavra-chave em lingua estrangeira: Dengue
Environmental education
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Curso: Gestão e Perícia Ambiental - CUC
Referência: VAEZ, Katiane Miranda. Conhecimentos e atividade educativa sobre dengue: a perspectiva de estudantes e docentes de uma escola de educação profissional em Cuiabá, MT. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Perícia Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5217
Data defesa documento: 2013
Aparece na(s) coleção(ções):Gestão e Perícia Ambiental

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