Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Kaymmy Taynã Limoeiro-
dc.date.accessioned2025-08-26T12:50:56Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2025-08-26T12:50:56Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationSOARES, Kaymmy Taynã Limoeiro. Subversões de gênero na educação física: notas sobre o conceito de masculinidades no programa residência pedagógica do curso de licenciatura educação física. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Educação Fisíca) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5237-
dc.description.abstractEl principal objetivo de esta investigación es analizar la comprensión del concepto de masculinidades en Educación Física, con foco en el Programa de Residencia Pedagógica, buscando identificar cómo las cuestiones de género se reproducen en el ámbito escolar. Mediante un enfoque cualitativo, se verificaron las respuestas de los estudiantes de graduación en Educación Física de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT). Los resultados mostraron un perfil predominantemente joven y cisgénero, con poca diversidad racial, y demostraron que los estereotipos de género, como la competitividad y la agresividad masculina, siguen presentes en las clases. Los residentes sugirieron prácticas más inclusivas, como crear grupos mixtos y respetar la individualidad de los estudiantes. Se concluyó que, a pesar de los esfuerzos por promover la igualdad de género, aún falta una formación crítica sobre género y diversidad en los cursos de pregrado. Los estudios futuros deberían ampliar la diversidad racial y de género, además de evaluar intervenciones pedagógicas específicas para su inclusión.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by nilva pereira (nilva.silva@ufmt.br) on 2025-08-26T12:49:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Kaymmy Taynã Limoeiro Soares.pdf: 930834 bytes, checksum: 9e5855fb6b08e7612ee6ab59f9943a1f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-08-26T12:50:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Kaymmy Taynã Limoeiro Soares.pdf: 930834 bytes, checksum: 9e5855fb6b08e7612ee6ab59f9943a1f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-26T12:50:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2025_Kaymmy Taynã Limoeiro Soares.pdf: 930834 bytes, checksum: 9e5855fb6b08e7612ee6ab59f9943a1f (MD5) Previous issue date: 2024-10-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSubversões de gênero na educação física: notas sobre o conceito de masculinidades no programa residência pedagógica do curso de licenciatura educação fisícapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marani, Vitor Hugo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961782683090337pt_BR
dc.contributor.referee1Marani, Vitor Hugo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961782683090337pt_BR
dc.contributor.referee2Guirra, Frederico Jorge Saad-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012pt_BR
dc.contributor.referee3França, Ábia Lima de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1790422859516861pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa é analisar a compreensão do conceito de masculinidades na Educação Física, com foco no Programa de Residência Pedagógica, buscando identificar como as questões de gênero são reproduzidas no ambiente escolar. Usando uma abordagem qualitativa, foram comprovadas as respostas de estudantes de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os resultados mostraram perfil predominantemente jovem e cisgênero, com pouca diversidade racial, e mostraram que estereótipos de gênero, como a competitividade e a agressividade masculina, ainda estão presentes nas aulas. Os residentes sugeriram práticas mais inclusivas, como a criação de grupos mistos e o respeito à individualidade dos estudantes. Concluiu-se que, apesar dos esforços para promover a igualdade de gênero, falta ainda a formação crítica sobre gênero e diversidade nos cursos de graduação. Os estudos futuros devem ampliar a diversidade de gênero e raça, além de avaliar intervenções pedagógicas específicas para a inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordMasculinidadespt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keywordResidência Pedagógicapt_BR
dc.subject.keyword2Géneropt_BR
dc.subject.keyword2Masculinidadespt_BR
dc.subject.keyword2Educación físicapt_BR
dc.subject.keyword2Residencia Pedagógicapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2025_Kaymmy Taynã Limoeiro Soares.pdf909.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.