Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElias, Aline Serpa-
dc.date.accessioned2025-09-01T18:30:27Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2025-09-01T18:30:27Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationELIAS, Aline Serpa. Reviver, rever e recontar trilhas da vida e a temática indígena. 2022. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5298-
dc.description.abstractThis work was elaborated as a requirement for the completion of the Degree in Pedagogy at the Federal University of Mato Grosso. Its structure is divided into a narrative of personal accounts of the author's life experience, which covers the paths taken in school institutions and the interweaving of this period with family life. The entry into artistic work while still in adolescence, work that was carried out in several countries and which formed the basis for the anthropological issues addressed later. The indigenous theme in schoolbooks and the consequences that past dialogues left imprinted on society when it comes to a look at these communities and their representativeness in the development of the country. Based on bibliographical research, subjects were treated that cover the contractual philosophies and policies of private properties and the ethnic-racial questions related to the European ethnocentrism present in the textbooks. A proposal for an activity that emerges as a breath of new hope for a more inclusive education free of past prejudices will also be addressed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-06-04T19:34:05Z No. of bitstreams: 1 Aline Serpa Elias.pdf: 668735 bytes, checksum: 02d1c9f14ed906c17e3779ef56c71d67 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-01T18:30:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aline Serpa Elias.pdf: 668735 bytes, checksum: 02d1c9f14ed906c17e3779ef56c71d67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-01T18:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aline Serpa Elias.pdf: 668735 bytes, checksum: 02d1c9f14ed906c17e3779ef56c71d67 (MD5) Previous issue date: 2023-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReviver, rever e recontar trilhas da vida e a temática indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.contributor.referee1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6237322930554366pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho foi elaborado como quesito de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Sua estrutura se divide em uma narrativa de relatos pessoais de experiência de vida da autora, que abrange os caminhos percorridos em instituições escolares e o entrelaçamento desse período com a vida familiar. O ingresso no meio de trabalho artístico ainda na adolescência, trabalho este que se efetuou em diversos países e que formaram bases para as questões antropológicas abordadas posteriormente. A temática indígena nos livros didáticos e as consequências que diálogos do passado deixaram impressos na sociedade quando se trata de um olhar para essas comunidades e sua representatividade no desenvolvimento do país. A partir de uma pesquisa bibliográfica foram tratados assuntos que abrangem as filosofias contratuais e políticas de propriedades privadas e as questões étnico-raciais relacionadas ao etnocentrismo europeu presente nos livros didáticos. Será abordada ainda uma proposta de atividade que surge como um respiro de novos ares de esperança de uma educação mais inclusiva e livre dos preconceitos do passado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordTemática indígenapt_BR
dc.subject.keywordEstado de naturezapt_BR
dc.subject.keywordColonizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordXavantept_BR
dc.subject.keyword2Indigenous themept_BR
dc.subject.keyword2state of naturept_BR
dc.subject.keyword2Colonizationpt_BR
dc.subject.keyword2Schoolbookspt_BR
dc.subject.keyword2Xavantept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Serpa Elias.pdf653.06 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.