Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/5300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Alexsandra Bruna de Assis-
dc.date.accessioned2025-09-01T18:50:27Z-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2025-09-01T18:50:27Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.citationCAMPOS, Alexsandra Bruna de Assis. A literatura infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/5300-
dc.description.abstractThe present work is bibliographical research that discusses the contributions of Children's Literature in the construction of African descendant identity as a power in the early years. The work is structured in three chapters. The first one brings a memorial with the main aspects of the author's personal life, describing her formative trajectory and presenting reflections from the period of early childhood education to the experiences at the university. The second chapter, in turn, discusses the author's experiences in the non-mandatory and mandatory internships related to racism present in the school routine. The third, finally, addresses the theme of Children's Literature in the construction of African descendent identity as a power in the early years. The work aims to propose the construction of a positive black identity in the early years. It is concluded, then, that through children's literature it is possible to build an anti-racist education, which values black representation, through the construction of a positive identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2025-05-15T15:15:05Z No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Alexsandra Bruna de Assis Campos.pdf: 1744027 bytes, checksum: 674cb19f9fbc7326e989670c1675b4f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-09-01T18:50:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Alexsandra Bruna de Assis Campos.pdf: 1744027 bytes, checksum: 674cb19f9fbc7326e989670c1675b4f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-01T18:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOSSIE_2023_Alexsandra Bruna de Assis Campos.pdf: 1744027 bytes, checksum: 674cb19f9fbc7326e989670c1675b4f2 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA literatura infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.contributor.referee1Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637464987496730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7442531464970178pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um dossiê, constituído por um memorial e uma pesquisa bibliográfica, que discute as contribuições da Literatura Infantil na construção da identidade negra como potência nos anos iniciais. Ele está estruturado em três capítulos. O primeiro traz um memorial com os principais aspectos da vida pessoal da autora, descrevendo sua trajetória formativa e apresentando reflexões desde o período da educação infantil até as vivências na universidade. O segundo, por sua vez, discorre sobre vivências da autora nos estágios nãoobrigatório e obrigatório relacionadas ao racismo presente no cotidiano escolar. O terceiro, finalmente, aborda o tema da Literatura Infantil na construção da identidade negra enquanto potência nos anos iniciais. O trabalho tem como objetivo propor a construção de uma identidade negra positiva nos anos iniciais. Conclui-se então, que por meio da literatura infantil é possível construir uma educação antirracista, que valorize e a construa uma identidade positiva sobre a representatividade negra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.keywordRepresentatividadept_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade negrapt_BR
dc.subject.keyword2Representativenesspt_BR
dc.subject.keyword2Antiracist educationpt_BR
dc.subject.keyword2Black identitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSSIE_2023_Alexsandra Bruna de Assis Campos.pdf1.7 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.