Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/5303
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Literatura infantil e a educação das relações étnico raciais : a luta para a construção de uma educação antirracista |
Autor(es): | Couto, Rarissa Correa |
Orientador(a): | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Membro da Banca: | Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho |
Resumo : | O presente trabalho tem como tema a literatura infantil e a educação das relações étnico raciais: a luta para a construção de uma educação antirracista, no qual o principal foco é trazer uma discussão acerca da importância de fazer uso de livros que tenham em sua narrativa a representatividade negra, para que as crianças vejam a autoridade, a inteligência e o bem como símbolo de beleza não apenas em pessoas brancas, visto que é na fase da educação infantil que as mesmas começam a se reconhecer e essa primeira impressão do mundo e da realidade que vai ficar marcado na memória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, no qual nos ajuda a ter a compreensão sobre a construção da autoimagem e da identidade, a mesma vai acontecendo conforme as influências que a cercam, fato que justifica a necessidade de que haja a discussão dessas temáticas nos ambientes escolares para que a construção da subjetividade negra seja positiva e saudável. As escolhas conceituais e políticas utilizadas no desenvolvimento desta pesquisa são frutos dos diferentes estudos oportunizados pela Universidade Federal do Mato Grosso por intermédio do curso de Licenciatura em Pedagogia, que propiciou o desenvolvimento de estudos teóricos no tocante à literatura infantil e ao racismo, que há muitos anos vêm se constituindo no Brasil, e como ele interfere na construção de estereótipos e também de como o processo de racialização causa o afastamento da cultura negra. Assim, apresento obras que podem ser um suporte na discussão da presente temática, são elas: Sulwe, de Lupita Nyong'o e Amoras, de Emicida. São obras que apresentam em sua narrativa uma forte representatividade, padrões de beleza e antirracismo. Dito isso, considera-se que fazer uso de materiais que tenham em seu conteúdo uma representatividade significativa faz a diferença na vida das crianças e a literatura infantil por sua vez pode ser uma grande aliada na luta contra o racismo, além de promover o respeito às diferenças entre os alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work has as its theme children's literature and the educational subject of ethnic-racial relations: the struggle to build an anti-racist education, in which the main focus is to bring a discussion about the importance of making use of books that have in their narrative the black representativeness, so that children see authority, intelligence and goodness as a symbol of beauty not only in white people, since it is in the early childhood education phase that they begin to recognize themselves and this first impression of the world and reality that will be etched in memory. It was bibliographical research, in which helped us to have an understanding about the construction of self-image and identity, the same happens according to the influences that surround it, a fact that justifies the need for the discussion of these themes in the schools’ environments so that the construction of black people’s subjectivity is positive and healthy. The conceptual and political choices used in the development of this research are the result of different studies made possible by the Federal University of Mato Grosso through the Licentiate in Pedagogy course, which provided the development of theoretical studies regarding children's literature and racism, which have been happening in Brazil for many years, and how it interferes in the construction of stereotypes and also how the process of racialization causes the removal of black culture. Thus, I present works that can be a support in the discussion of the present theme, they are: Sulwe, by Lupita Nyong'o and Amoras, by Emicida. These are works that present in their narrative a strong representation, standards of beauty and anti-racism. That said, it is considered that making use of materials that have a significant representation in their content makes a difference in children's lives and children's literature in turn can be a great ally in the fight against racism, in addition to promoting respect for differences between students. |
Palavra-chave: | Literatura infantil Antirracismo Representatividade Sulwe Amoras |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Children's literature Antiracism Representativeness Sulwe Amoras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Pedagogia - CUC - Licenciatura |
Referência: | COUTO, Rarissa Correa. Literatura infantil e a educação das relações étnico raciais: a luta para a construção de uma educação antirracista. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/5303 |
Data defesa documento: | 16-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOSSIE_2022_Rarissa Correa Couto.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.